Empreendedorismo

Xiaomi Auto espera margem bruta de 5% a 10%, diz fundador

Xiaomi Auto

A Xiaomi Automobile, a unidade de veículos elétricos do gigante chinês de smartphones, espera ter uma margem bruta entre 5% e 10%, de acordo com o fundador Lei Jun. Ele mencionou isso após ter dito anteriormente que seu primeiro modelo estava sendo vendido com prejuízo.

Muitos dos fornecedores do sedan SU7 da Xiaomi também fornecem peças para marcas como Mercedes-Benz, BMW e Audi, o que pode afetar a margem bruta, disse Lei durante uma conferência para investidores ontem.

No lançamento do modelo, em 28 de março, Lei havia dito que a Xiaomi estava vendendo a um preço que resultava em prejuízo. O SU7 básico é vendido por 215.900 yuans (US$ 29.790), enquanto o SU7 Pro é vendido por 245.900 yuans, e o SU7 Max por 299.900 yuans.

As encomendas para o SU7 superaram as expectativas, chegando a mais de 70.000 até 20 de abril, segundo Lei. A empresa, sediada em Pequim, está tentando expandir sua capacidade de produção e pretende alcançar 100.000 entregas ainda este ano.

A Xiaomi Auto, que tem menos de dois anos, tem o objetivo de se tornar uma das cinco maiores montadoras do mundo em cerca de 15 a 20 anos e alcançar grandes lucros. Por enquanto, a empresa focará no mercado chinês nos próximos três anos, planejando uma expansão global quando estiver devidamente preparada.

Lei disse que admira a resposta rápida da Tesla em relação ao mercado, referindo-se à guerra de preços no setor de veículos elétricos. No entanto, ele ressaltou que a melhor maneira de enfrentar a concorrência é por meio da qualidade do produto, e não através de guerras de preços.

O orçamento anual da equipe de direção autônoma da Xiaomi é de cerca de 1,5 bilhão de yuans (US$ 207,1 milhões). A equipe conta atualmente com mais de 1.000 engenheiros, mas espera aumentar para 1.500 até o final deste ano e para 2.000 no próximo ano, disse Lei. A empresa planeja investir entre 11 bilhões e 12 bilhões de yuans (entre US$ 1,5 bilhão e 1,7 bilhão ) em novos negócios, incluindo a Xiaomi Auto.

Lei também disse que, nos últimos três anos, dedicou grande parte de seu tempo ao negócio de automóveis, enquanto gerencia a divisão de smartphones da Xiaomi para garantir seu desenvolvimento estável. Ele está atualmente focado no setor automotivo, no Xiaomi HyperOS e em inteligência artificial.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global
Imagem principal: Luo Huanhuan/ Xinhua