Economia

Três maiores montadoras de carros elétricos da China têm bom desempenho no primeiro trimestre

No início de abril, as três maiores montadoras de carros elétricos da China publicaram os seus boletins de vendas do primeiro trimestre de 2021 mostrando um bom desempenho. 

Em março deste ano, a NIO entregou um total de 7.257 veículos, com um aumento de 373,4% comparando com o mesmo período do ano passado, e cresceu 30,1% em relação ao mês anterior (novo recorde mensal). A Xpeng Motors entregou 5.102 automóveis em março, ou seja, houve um crescimento anual de 384% e um mensal de 130%. A Li Auto (Li Xiang) entregou 4.900 veículos, tendo um aumento anual de 238,6% e mensal de 113%. 

No primeiro trimestre de 2021, a NIO entregou um total de 20.060 carros, apresentando um crescimento anual de 423%, comparando com o primeiro trimestre de ano passado. Já em comparação com o último trimestre de 2020, o aumento foi de 15,6%. Pela primeira vez, a empresa houve uma entrega trimestral acima de 20 mil veículos. A Xpeng Motors entregou 13.340 veículos, com um aumento anual de 487%, atingindo o recorde trimestral de entregas. A empresa Li Auto entregou 12.579 automóveis no último trimestre, com aumento anual de 334,4%. 

O primeiro semestre do ano normalmente é o período de baixa temporada para a venda de carros. Considera-se difícil para que NIO, Xpeng Motors e Li Auto tenham triplicada e quase quadruplicada a sua venda. 

Em relação aos modelos de carro, as três empresas vendem principalmente o carro chefe (versão flagship). Mas também há mercado que presta bastante atenção aos modelos novos de automóvel. 

Em março de 2021, a NIO entregou 1.529 veículos do modelo flagship, 3.152 de modelo SUV ES6 e 2.576 de modelo SUV EC6. 

A Xpeng Motors entregou 2.855 automóveis de Xpeng P7 e 2.247 de Xpeng G3. Além disso, a empresa já começou a entregar o modelo exclusivo Xpeng P7. E os novos modelos elétricos lançados em março serão entregues a partir de abril ou maio. 

Vale ressaltar que, devido à crise mundial de escassez de chips, é provável que as empresas automobilísticas sofrem prejuízos, inclusive NIO, Xpeng Motors e Li Auto. Recentemente, a NIO anunciou que, devido à falta de semicondutores, a produção foi temporariamente suspensa por 5 dias. 

 

 

Fonte: 36kr.com