Economia

Quantidade de empresas listadas na bolsa de valores da China ultrapassa dos Estados Unidos

Atualmente, o número de empresas listadas na bolsa de valores da China continental é de cerca de 4.400, enquanto o número de empresas listadas na bolsa de valores dos EUA é de mais de 6.300, porém, além das empresas listadas nas ações da China continental, há também mais de 2.500 empresas listadas em Hong Kong, e mesmo que sejam excluídas as empresas listadas em ambas as bolsas de valores, ainda restam mais de 2.400 delas, totalizando 6.800 empresas listadas em toda a China.

Os dados foram divulgados recentemente por um chefe do departamento de pesquisa de um conhecido banco de investimento divulgou um gráfico do número de empresas listadas na China e nos Estados Unidos, e a partir desse gráfico, mostra que o número de empresas listadas na China superou o dos Estados Unidos.

Dessa forma, o número de empresas listadas na China de fato ultrapassou o dos Estados Unidos. Além disso, as empresas listadas nos Estados Unidos não são necessariamente americanas, algumas delas podem vir de outros países, por exemplo, há centenas de empresas chinesas listadas nos Estados Unidos. Portanto, o número real de empresas americanas listadas devem ser ainda menos.

 

Por que a China tem mais empresas listadas do que os Estados Unidos?

Uma razão pode ser devido ao fato de que a estrutura da economia chinesa é muito diferente da dos Estados Unidos. Dentre os três setores da indústria, as indústrias primária, secundária e terciária representam 7%, 39% e 54% da economia, respectivamente, enquanto os Estados Unidos representam 0,8%, 19% e 80%, respectivamente. Entre estas três grandes indústrias, a indústria secundária deve ser a mais fácil de dar origem a empresas listados em bolsa, pois a indústria secundária é industrial e os participantes são de maioria empresas, e a indústria secundária da China tem vantagens sobre os Estados Unidos.

Outra razão pode ser que a economia chinesa é mais dinâmica em comparação com a dos Estados Unidos. Embora a China não tenha o mesmo volume econômico dos EUA, ela vem crescendo mais intenso que a dos EUA, o que é um sinal da economia chinesa ser mais dinâmica. Uma economia mais dinâmica em um país facilita o nascimento de novas empresas e, por sua vez, o surgimento de novas empresas de capital aberto.

Outro motivo pode ser que o fenômeno de monopólio são mais frequentes nos Estados Unidos em comparação com a China. Em países onde ocorre mais monopólio, uma grande quantidade de recursos será concentrada nas mãos de poucos, e à medida que algumas empresas crescem, elas continuam a incorporar empresas menores, de modo que o número de empresas de escala cresça lentamente ou até mesmo diminua.

Mais uma possibilidade pode ser a peculiaridade dos empresários chineses ser mais entusiasmadas em se tornar uma empresa de capital aberto. O IPO de uma empresa é definitivamente um sinal de sucesso para os empresários chineses. E uma vez listada, ela pode arrecadar capital através dos investidores. Portanto, a maioria das empresas na China estão ansiosas para abrir capital.

 

 

Fonte: Zaker; csai.cn