Cultura

Seguro de pensão básica do governo chinês atinge 1,025 bilhão de pessoas

Até o final de novembro de 2021, o número de pessoas cadastradas no seguro de pensão básica atingiu 1,025 bilhão de pessoas. Seguro-desemprego e de acidentes de trabalho chegaram a 228 milhões e 282 milhões, respectivamente, com um aumento constante do número de participantes em todas as categorias, disse o Ministério dos Recursos Humanos e da Segurança Social (MOHRSS, sigla em inglês).

A “cobertura total” é uma das diretrizes básicas para a construção do sistema de seguridade social da China, o que significa que independentemente da cidade, do campo, da região, do trabalho ou não, do tipo de trabalho realizado, todos os moradores podem se inscrever no seguro social correspondente e ter acesso à proteção básica de acordo com suas circunstâncias.

Durante o período do “14 º Plano Quinquenal”, todos os funcionários estatutários preveem garantir a cobertura nacional do seguro básico de pensão para trabalhadores e a coordenação provincial do seguro de desemprego, e uma melhoria na coordenação provincial do seguro de acidentes do trabalho. Estima-se até 2025, a taxa do seguro básico de cuidado ao idoso chegará a 95% da pulação chinesa.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Diário do Povo