Tecnologia Economia

China expande projeto piloto do e-RMB para 15 províncias e regiões

No dia 13 de julho, Zou Lan, diretor do Departamento de Política Monetária do Banco Popular da China, disse que o projeto piloto do renminbi digital, a moeda digital da China, também chamada de e-RMB e e-CNY, se expandiu para 23 áreas em 15 províncias e cidades, incluindo lugares como Shenzhen, Suzhou, Xiong’an e Chengdu.

“Concluindo com sucesso o projeto piloto nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, de modo que o e-RMB fez uma aparição maravilhosa no evento esportivo como um cartão de visita de tecnologia”, disse Zou Lan na conferência de imprensa do Gabinete de Informação do Conselho de Estado.

No primeiro semestre do ano, o Banco Popular da China, juntamente com as instituições de pesquisa participantes, promoveu de forma constante o teste piloto do renminbi digital, expandindo constantemente a área de experimento, e continuou a inovar cenários de aplicativos característicos, estendendo os alcances de serviço do e-RMB.

Com foco na situação geral de estabilização do mercado econômico, o renminbi digital desempenha um papel ativo na proteção da subsistência das pessoas, promovendo o consumo, expandindo a demanda doméstica e estabilizando o crescimento por meio de contratos inteligentes e outras funções especiais.

Em 31 de maio, as áreas piloto em 15 regiões acumularam um volume total de transações de cerca de 83 bilhões de yuans por meio da moeda digital da China, e o número de lojas comerciais que suportam o pagamento em e-RMB chegou a 4,567 milhões.

Zou Lan disse que, na próxima etapa, o Banco Popular da China expandirá o escopo dos projetos piloto de maneira estável e ordenada, fortalecendo a construção de cenários e a inovação dos aplicativos, ao mesmo tempo em que fará pesquisas sobre os principais problemas e aprofundar parcerias e cooperações internacionais.

 

Fonte: Diário do Povo