Economia

Mais de 30% da lista 2022 Fortune China 500 são da indústria manufatureira 

Nesta quarta-feira (13), a Fortune China publicou a última lista sobre as 500 empresas chinesas mais apreciadas de 2022. No ranking desse ano, mais de 30% das empresas são da indústria manufatureira.

A lista mede as maiores empresas chinesas listadas por receita a cada ano. A receita total de todas as 500 empresas no ano passado foi de 62 trilhões de yuans, uma taxa mais forte em comparação com a taxa média de crescimento de 17,4% das 500 empresas listadas. O lucro líquido atingiu 4,7 trilhões de yuans, cerca de 9,2% mais do que no ano passado.

Entre eles, duas empresas privadas, JD.com e Alibaba, melhoraram suas classificações. A Jd.com ficou entre os Top 10 da lista da FORTUNE China 500, subindo 4 posições para para a 7 ª posição. Já a Alibaba ficou em 11 º lugar. Os Top 10 da lista são Sinopec, CNPC, China State Construction, Ping An Insurance (Group), China Railway Group, CRCC, JD.com, ICBC, China Life and China Mobil.

Um total de 49 empresas novas e realistadas este ano. A Didi entrou na lista pela primeira vez e ficou em 75º lugar com uma receita bruta de 173.800 milhões de yuans. O NIO e a Li Auto Inc. estrearam no ranking pela primeira vez no setor de nova energia, em 344º e 427º, respectivamente.

Em termos de rentabilidade, as 10 empresas mais lucrativas da lista, além de seis bancos comerciais e companhias de seguros, a Tencent Holdings Limited ocupa o 4º lugar na lista de lucros, com um lucro líquido de origem de 224,8 bilhões de yuans.

Em termos de perdas, um total de 49 empresas listadas não conseguiram obter lucros, com perdas totais de cerca de 463 bilhões de yuans. Com base nos números de perda mostrados nos relatórios financeiros de cada empresa, as top 3 com mais perda de rentabilidade é a Kwai, Didi e Suning, com perdas de 78 bilhões de yuans, 49,3 bilhões de yuans e 32,2 bilhões de yuans, respectivamente.

Indústrias manufatureira ocupa mais de 30% da lista da Fortune China 500

Do ponto de vista da indústria, entre as 500 maiores empresas da China, a indústria de metais tem um total de 60 empresas na lista, o que representa o maior número de empresas na lista deste ano.

O segundo setor com maior número de empresas na lista é o financeiro, que passou de quatro para cinco neste ano. Entre eles, a Guosen Securities voltou à lista depois de cair nem 2018. E as instituições financeiras estabelecidas de Shenzhen, como Ping An Insurance (Group), CMB, CITIC Securities e CCM, ainda estão presentes na lista deste ano.

O setor mais movimentado foi o imobiliário, que caiu de nove para seis. Além disso, a receita bruta das empresas listadas caiu quase 40% em comparação com o ano passado. Isso tem a ver com o fato de o setor imobiliário chinês entrar em um ciclo descendente devido às políticas regulatórias.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome; 21st Century Business Herald