Tecnologia

China anuncia duas centrais hidroelétricas reversíveis em operação para uso de energia limpa

Recentemente, a Companhia da Rede Elétrica do Sul da China construiu duas usinas de armazenamento por bombeamento de megawatt nas cidades de Meizhou e Yangjiang, da província de Guangdong, e ao mesmo tempo colocaram em operação para gerar energia.

Segundo informações, as duas usinas de armazenamento por bombagem têm uma capacidade total instalada de 2,4 milhões de kW, o que aumentará em mais de 0% a capacidade de regulação da rede elétrica da Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau e promoverá efetivamente o acesso em larga escala e altamente proporcional a novas fontes de energia.

Até então, a capacidade total instalada de centrais hidroelétricas reversíveis na rede elétrica da Grande Baía é de quase 10 milhões de kW. A capacidade de geração de energia no pico aumentou consideravelmente durante o horário de maior uso, o que equivale a aumentar a capacidade de energia de quase duas províncias de Hainan. A rede elétrica da Grande Baía também se tornou a rede elétrica de classe mundial com a maior capacidade instalada de armazenamento por bombeamento, a mais forte capacidade de regulação da rede e a maior proporção de absorção de energia limpa do mundo.

Atualmente, a demanda de carga máxima na área da Grande Baía é de cerca de 100 milhões de kW durante o dia, enquanto no período noturno é de apenas 30 milhões de kW. A diferença entre o pico e o vale de energia é muito grande, o que também significa que a capacidade de regulação da rede é muito exigente.

A central elétrica de armazenamento por bombagem é responsável principalmente pela regulação de pico, enchimento de vales e backup de emergência na rede elétrica, com funções como regulação de frequência, regulação de fase e partida preta, armazenamento de energia etc. Tem curto tempo de partida-parada e alta flexibilidade na regulagem.

“Com uma escala de armazenamento de energia de bombeamento de quase 10 milhões de kW, pode-se absorver mais energia eólica, energia hidrelétrica e outra eletricidade limpa à noite, apoiando a área Grande Baía para construir uma rede de classe mundial com a maior proporção de energia limpa.” De acordo com os responsáveis da Companhia da Rede Elétrica do Sul.

Os dados mostram que, a capacidade instalada de armazenamento por bombagem na região sul ultrapassou 10 milhões de kW, atingindo 10,28 milhões de kW, dos quais a capacidade instalada de armazenamento por bombagem na região de Guangdong, Hong Kong e Macau atingiu 9,68 milhões de kW.

A pessoa responsável pela Companhia da Rede Elétrica do Sul disse que, após a plena operação, as duas centrais hidroelétricas reversíveis de kW fornecerão uma regulação eficaz dos recursos para o aumento da proporção de novas fontes de energia no sistema de energia da região da Grande Baía, promovendo a adequada digestão das novas fontes de energia. Espera-se que o pico de energia possa ser otimizado durante todo o ano em 3, 4 bilhões de KWH, o que corresponde a uma redução das emissões de dióxido de carbono de 2,8 milhões de toneladas, com um efeito de redução de emissões equivalente ao efeito de purificação de quase 220 mil hectares de floresta.

Liu Guoqiang, Presidente da Companhia da Rede Elétrica do Sul, disse que cada estação elétrica de armazenamento por bombagem deve impulsionar o desenvolvimento de negócios locais, turismo e outras instalações de apoio após seu comissionamento, o que pode aumentar a receita fiscal local em cerca de 100 milhões de yuan (USD 15 milhões) a cada ano, respectivamente.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: 21st Century Business Herald