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Empresa chinesa de carro elétrico, NIO, tenta abrir mercado na Europa

Uma das maiores empresas de carro elétrico da China, NIO, lançou, em 6 de maio, sua estratégia de internacionalização na Noruega. A NIO é líder de mercado na China e está oficialmente indo para o exterior em um novo ambiente europeu ainda desconhecido. A empresa iniciará uma nova rodada de competição industrial com a Volkswagem, Tesla e uma série de outros gigantes em relação ao modelo de carro, sistema operacional, serviços, digitalização e estilo de vida.

Segundo o plano, o ES8 será o primeiro modelo a ser entregue ao mercado norueguês, seguido pelo recém-lançado ET7, para o qual a NIO estabelecerá uma rede de vendas e serviços diretos na Noruega. O primeiro Centro NIO fora da China será aberto no terceiro trimestre deste ano na Avenida Carl Johns, o centro comercial e cultural da cidade de Oslo, capital da Noruega. Em 2022, mais quatro espaços NIO serão construídos em Bergen, Stavanger, Trondheim e Kristiansand.

Em setembro deste ano, o primeiro centro de serviço e entrega norueguês da NIO será inaugurado em Oslo. No próximo ano, o serviço pós-venda da NIO cobrirá toda a Noruega, além disso, ela construirá estações de troca de bateria em cinco cidades norueguesas para construir um sistema de carregamento e reabastecimento mais completo. O aplicativo NIO e NIO Life, marca original de design e estilo de vida da empresa, também serão lançados na versão europeu na Noruega.

Ao contrário da maioria das empresas automotivas chinesas que exportaram anteriormente em parceria com concessionárias locais, a NIO não está apenas exportando seus produtos, mas também sua filosofia de marca, modo de gestão, modelo de negócios, estilo de vida e outro sistema de valor abrangente através de operação direta.

A razão para NIO e Xpeng (concorrente direto da NIO) escolherem, por coincidência, a Noruega como sua primeira parada no exterior, por um lado, é que a NIO tem uma longa história com a Noruega. No meio de sua IPO, mais de US$900 milhões de seus US$ 1,1 bilhão de dólares de financiamento, vieram de dois investidores e um deles foi um fundo soberano norueguês, e dois anos atrás a NIO assinou um acordo de parceria estratégica com a Associação Norueguesa de Veículos Elétricos.

A outra razão mais importante é que a população da Noruega tem uma forte consciência ambiental, o mercado de energia nova está relativamente maduro, alta aceitação de veículos elétricos de luxo de médio e grande porte. Os dados mostram que a Noruega vendeu um total de cerca de 141.400 veículos de energia nova em 2020, dos quais cerca de 76.800 eram veículos elétricos, representando mais da metade. Em março, a proporção de veículos de energia nova na Noruega chegou a 84,9%, o que faz da Noruega o primeiro país do mundo a vender modelos puramente elétricos mais do que os carros a combustível.

Na opinião de Li Bin, CEO da NIO, é muito importante que a filosofia ambiental e a inovação dos países nórdicos, especialmente da Noruega, combinem muito bem com a própria marca.

 

Fonte: Zaker; iautodaily