Economia

Mercado econômico da China estabiliza com reduções de impostos e taxas

Impostos e Taxas na China

Matéria publicada originalmente no dia 19 de agosto de 2022

Nos últimos anos, a China continuou a implementar a política de descontos fiscais, reduções de impostos e de taxas. Tais medidas proporcionaram um forte apoio para reduzir a carga sobre os agentes do mercado, enfrentando a desaceleração econômica e estabilizando o mercado econômico mais amplo.

De acordo com dados divulgados pela Administração Tributária da RPC, de 2013 a 2021, o departamento tributário lidou com um total de 8,8 trilhões de yuans para novos cortes de impostos e reduções de taxas.

A carga macrofiscal da China cairá de 18,7% em 2012 para 15,1% em 2021.

Em 2022, foram implementadas novas políticas de apoio fiscal e de taxas combinadas, tais como créditos e reembolsos de impostos de valor agregado em larga escala. Até o final de julho, o país acumulou um total de mais de 3 trilhões de yuans em novas reduções de impostos e taxas e abatimentos e adiamentos de impostos.

Impostos e Taxas na ChinaNos últimos anos, as políticas de abatimentos fiscais, reduções de impostos e de taxas implementadas pela China estão relacionadas aos principais elos e áreas-chave do desenvolvimento econômico e social, e os principais avanços têm sido utilizados para impulsionar o desenvolvimento geral.

Então, em 2020, 28 políticas fiscais e de taxas preferenciais em 7 áreas foram lançadas para apoiar a prevenção e controle de epidemias e o desenvolvimento econômico e social. A redução anual de impostos e taxas excedeu 2,6 trilhões de yuans, o que apoiou fortemente o emprego estável. A redução de impostos e taxas + redução de impostos e diferimento de taxas” continuará a aumentar, e a redução de impostos e taxas terá um efeito sobreposto.

Em 2022, um novo sistema fiscal combinado de “redução de impostos em larga escala + redução de impostos e taxas + pagamento diferido de impostos” será implementado. A política de apoio a taxas tem as características de grande escala, múltiplos métodos preferenciais, ampla gama de benefícios e forte continuidade.

De macro “redução da carga tributária” a micro “redução de custos”, a política de abatimento fiscal, redução de impostos e redução de taxas não apenas reduz diretamente a carga econômica das empresas e promove o crescimento econômico, mas também gera muitos agentes do mercado e promove um crescimento econômico de alta qualidade.

Liu Shangxi, presidente da Academia Chinesa de Ciências Fiscais, disse que o objetivo fundamental do abatimento de impostos, redução de impostos e redução de taxas é capacitar a economia chinesa.

De 2013 a 2021, o número total de novas entidades de mercado relacionadas a impostos na China atingiu 93,15 milhões de usuários, com um aumento médio anual de mais de 10 milhões.

O número de contribuintes gerais de IVA aumentou de 5,44 milhões no final de 2015 para 12,38 milhões no final de 2021, e o efeito de “liberar água para criar peixe” continua a se manifestar.

Os dados mostram que em 2021, a carga tributária por 100 yuans de renda operacional das principais empresas de fonte fiscal diminuirá em 3,8% em comparação com 2020, e uma diminuição acumulada de 21,7% em comparação com 2015, criando um melhor ambiente de negócios.

Ma Haitao, vice-presidente da Universidade Central de Finanças e Economia, disse que os abatimentos fiscais, reduções de impostos e reduções de taxas são as políticas mais “douradas” para ajudar as empresas, e os agentes do mercado foram os que mais se beneficiaram e sentiram mais profundamente.

As taxas de impostos caem e a confiança das empresas aumenta

Teng Junping, diretor financeiro da Beijing Printing Group Co., Ltd., disse que a taxa de IVA foi reduzida de 17% para 13%, o que é muito útil para as empresas. De acordo com Chen Liangyuan, o diretor da Zhejiang Wanyu Technology Group Co., Ltd., que foi estabelecida há apenas um ano, deu um novo passo.

Nos últimos anos, os dividendos da política, como o aumento na proporção de deduções adicionais para despesas de P&D foram gradualmente liberados, injetando um “estimulante” para que as empresas acelerarem a inovação em P&D.

Em 2021, a Beijing Dream Plus Information Technology Co., Ltd. terá mais de 13 milhões de yuans em redução e isenção de impostos somente para despesas de P&D, e mais de 21 milhões de yuans em redução e isenção de impostos ao longo do ano. Os fundos economizados serão utilizados para P&D inteligente e iteração de produtos de escritório.

Zhao Yan, vice-presidente sênior da empresa, disse que a redução de impostos e redução de taxas da empresa é clara em um relance, o que economiza preocupação e esforço.