Cultura

Quatro vilas chinesas entram para lista dos “Melhores Vilas Turísticas” da ONU

Vilas Turísticas

A Assembleia Plenária da 25ª sessão da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas anunciou a lista de “Melhores Vilas Turísticas” de 2023, na qual inclui quatro vilas chinesas. Foram selecionadas as vilas Huangling, na província de Jiangxi, Xiajiang da província de Zhejiang, Zagana da província de Gansu, e Zhu Jiawan da província de Shaanxi.

Dados do Ministério da Cultura e Turismo da China mostram que 1.597 vilarejos e cidades-chave nacionais para o turismo rural foram lançados até o momento, e mais de 60.000 vilarejos administrativos realizaram operações de turismo rural.

Huangling

Localizado na cidade de Jiangxi Shangrao, no condado de Wuyuan, o vilarejo de Huangling, conhecido como “pendurado” nos penhascos do vilarejo, tem uma história de mais de 580 anos. Há mais de 100 construções antigas das dinastias Ming e Qing, e é o estudo da escola de Huizhou das amostras importantes dos restos das construções antigas. O vilarejo de Huangling não se concentra apenas na herança e proteção dos edifícios históricos de Huizhou, mas também dá importância à herança e ao desenvolvimento da cultura local. Atualmente, o vilarejo de Huangling tem atraído muitos turistas no coração da “poesia e dos lugares distantes”.

Jiang

Com uma história de mais de 800 anos, o vilarejo de Jiang está localizado no condado de Chun’an, Hangzhou, província de Zhejiang, adjacente ao Lago Oeste, conhecido como “Yashu Gorge Stream”. Nos últimos anos, o vilarejo fez uso do ambiente natural superior, da profunda cultura vermelha, acelerou a construção de vilarejos digitais, lançou linhas especiais de turismo, cursos culturais de butique, realizou vários tipos de festivais, aprimorou a atividade e a resiliência da cultura tradicional por meio do desenvolvimento do turismo e promoveu a integração orgânica da agricultura, da cultura e do turismo.

Zagana

A aldeia de Zagana, em Gansu, tem uma altitude média de 2.800 metros acima do nível do mar, o que significa “caixa de pedra” em expressão tibetana. Está localizada na província de Gansu, na província autônoma de etnia tibetana de Gannan, no vilarejo do condado de Dibei, montanhoso e íngreme, nublado, como uma cidade das fadas. Nas frias paredes de rocha natural, foi construída uma “cidade antiga” natural e completa, com picos irregulares de rochas, cânions profundos e estreitos, florestas primitivas e densas. Nos últimos anos, o vilarejo de Zagana fez uso de suas paisagens naturais e humanísticas únicas e do folclore para desenvolver vigorosamente o setor de ecoturismo.

Zhujiawan

O vilarejo de Zhujiawan, na província de Shanxi, escondido no sopé sul das montanhas Qinling, está localizado na área central da Reserva Natural Nacional de Niubieliang e é conhecido como um “bar de oxigênio natural” que ninguém jamais conheceu. O vilarejo de Zhujiawan herda e desenvolve os tambores de pesca Zhashui, os festivais folclóricos, a fabricação de bebida alcoólica antiga e outras habilidades não patrimoniais, e faz uso protetor das casas antigas nas montanhas Qinling e dos restos de estradas antigas para desenvolver o turismo rural.

Fonte: tuopin.ce.cn
Imagem principal: Hu Chenhuan/ Xinhua