A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) anunciou nesta quinta-feira (9) que a primeira plataforma inteligente de perfuração em águas profundas “Deep Blue Exploration”, projetada e construída de forma independente pela China, perfurou com sucesso na Bacia de Zhujiangkou, no Mar da China Meridional.
O poço exploratório perfurado desta vez fica a cerca de 230km a sudeste de Hong Kong, com 370m de profundidade, próximo ao grupo de campo de petróleo Liuhua 16-2.
“Deep Blue Exploration” é a plataforma de perfuração semissubmersível mais recente do mundo feita sob medida para exploração de petróleo e gás em águas profundas no Mar da China Meridional. A plataforma se adapta ao mar e ao ambiente climático da China, podendo ser usada para exploração das águas profundas, alta temperatura pressão e sepultamento ultraprofundo no Mar da China Meridional.
A plataforma tem uma profundidade máxima de operação de 1.000m, e uma profundidade máxima de perfuração de 9.144m. Ela integra as vantagens de desempenho de plataformas de perfuração de ancoragem tradicionais e posicionamento dinâmico modernas. Essa é a primeira sonda de perfuração do mundo a obter a certificação inteligente DNV.
Fonte: IT Home