Economia

Marca chinesa de esportes, Anta, ultrapassa concorrentes na China

Marca chinesa de esportes, Anta

Matéria publicada originalmente no dia 24 de agosto de 2022

A chinesa Anta Sports anunciou na terça-feira (23) a receita até a metade de 2022 de 25.965 milhões de yuans, um crescimento de 13,8% em relação ao ano anterior (comparado ao mesmo período do ano anterior). Os acionistas devem representar os lucros de 3.588 milhões de yuans, uma queda de 6,6% em relação ao ano anterior. O lucro básico foi de 1,33 yuans por ação.

Após o lançamento do relatório semianual, o preço das ações da Anta Sports (02020.hk) subiu mais de 7% durante um certo período, e o aumento de fechamento diminuiu para 4,01%, apresentando 92 dólares de Hong Kong.

A empresa afirmou que no mesmo período do relatório, seu volume de receita no primeiro semestre deste ano foi equivalente a 1,1 ao da Nike China, 2,1 ao da Li Ning e 213 ao da Adidas China.

No primeiro semestre deste ano, a receita do Grupo Anta atingiu 25,965 bilhões de yuans, um novo recorde para o semestre. No relatório, Ding Shizhong, presidente do conselho de administração do Grupo Anta, atribuiu o crescimento da receita à estratégia de “foco único, multimarcas e global”.

Por marca, a receita da marca Anta aumentou 26,3% ano a ano para 13,360 bilhões de yuans no primeiro semestre de 2022. A receita de todas as outras marcas aumentaram 29,9% em relação ao ano anterior para 1,828 bilhões de yuans, liderada pela DESCENTE (Disant) e KOLON SPORT (KOLON).

A Anta, que tem 6.600 lojas sob o modelo Direct To Customer (DTC), incluindo a Anta Children, contribui com 51,5% da receita do grupo, com cerca de 52% de suas mais de 6.000 lojas operadas diretamente e o restante franqueado.

Marca chinesa de esportes, AntaDe acordo com o balanço financeiro, o crescimento da receita da marca Anta se deve principalmente à transformação do modelo DTC e ao crescimento do negócio de comércio eletrônico. A receita comercial da marca Anta DTC no primeiro semestre foi 6,64 bilhões de yuans, um aumento de quase 80% em relação ao ano anterior. A receita comercial de comércio eletrônico da Anta aumentou 26,6% em relação ao ano anterior para 4,569 bilhões de yuans; o negócio de atacado tradicional da Anta enfraqueceu, com a receita caindo 34,1% em relação ao ano anterior para 2,151 bilhões de yuans.

Vale a pena mencionar que a pandemia no primeiro semestre do ano levou inesperadamente à loucura global ao ar livre. A operação exclusiva do Grupo Anta da marca esportiva profissional de alto nível DESCENTE na China continental e da marca de estilo de vida ao ar livre de alto nível KOLON SPORT também desfrutou de dividendos. Ding Shizhong enfatizou no relatório financeiro que o novo modelo de incubação da marca está se tornando mais maduro, “DESCENTE e KOLON SPORT estão crescendo fortemente mesmo na pandemia, e a terceira curva de crescimento está gradualmente tomando forma”.

FILA fecha 30% de suas lojas, e suas margens brutas caem

Embora a receita semestral tenha atingido um novo patamar, Ding Shizhong também admitiu na declaração financeira que o ambiente de negócios tem sido impactado pela pandemia desde março deste ano.

Marca chinesa de esportes, AntaDevido à pandemia, o grupo suspendeu algumas operações de lojas físicas em certas regiões, de modo que o negócio de varejo offline do grupo foi afetado pelo duplo impacto negativo de uma queda significativa no tráfego de clientes e um desejo enfraquecido de gastar, disse a declaração financeira. A margem bruta total da Anta caiu 1,2 pontos percentuais para 62%. O lucro atribuível aos acionistas foi de 3,588 bilhões de yuans, 6,6% menor do que no ano anterior.

A marca FILA, que está posicionada no meio e no topo, foi a mais atingida, com sua participação na receita do grupo caindo ainda mais para 41,5%, e a receita também caiu 0,5% ano a ano para 10,777 bilhões de yuans.

Anta disse que a FILA, que está localizada principalmente em cidades de alta linha, é a marca mais afetada dentro do grupo devido à pandemia, com uma taxa de fechamento de lojas de até 30%. A FILA tem 2.021 lojas na China continental, Hong Kong, Macau e Singapura, e até 600 lojas FILA foram temporariamente fechadas, com base na taxa de divulgação.

A situação da FILA também pode ser vista em mudanças na margem bruta. No primeiro semestre deste ano, a margem bruta da marca Anta aumentou 2,3 pontos percentuais para 55,1%; a margem bruta para todas as outras marcas aumentaram 3,8% para 74,2%. A margem bruta da marca FILA, por outro lado, caiu 3,7 pontos percentuais para 68,6% de 72,3%, o primeiro declínio na margem bruta desde meados de 2021, o que também arrastou a margem bruta geral do grupo para 1,2 pontos percentuais.

O relatório atribuiu o declínio da margem bruta da FILA ao aumento do desconto no varejo pelas marcas durante a pandemia e ao aumento dos preços globais das matérias-primas a partir do segundo semestre de 2021, o que resultou no aumento das relações de custo do produto, bem como em inovações de produtos de alta qualidade.

Anta e FILA não são os únicos sob pressão. Li Ning, também uma marca esportiva local, estabeleceu um novo recorde de 12,4 bilhões de yuans em receita no primeiro semestre deste ano, mas também enfrenta uma série de problemas como descontos, uma proporção menor de canais com margens altas, aumento dos custos de matéria-prima e mão-de-obra, e um aumento no estoque de canais.

Fonte: The Paper