Economia

​​Maior fabricante de alumínio da China registra aumento de 29% no lucro líquido

produtor de alumínio da China

Matéria publicada originalmente no dia 24 de agosto de 2022

O principal produtor de metais não ferrosos da China, Aluminum Corporation of China (Chinalco, 601600), divulgou nesta terça-feira (23) seu relatório semestral para 2022. No primeiro semestre deste ano, a receita operacional da empresa foi de 145,403 bilhões de yuans, um aumento de 28,93% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O lucro líquido atribuível aos acionistas da empresa listada foi de 3,989 bilhões de yuans, um aumento de 28,93% em relação ao mesmo período do ano passado. A entrada líquida de caixa operacional foi de 14,996 bilhões de yuans, um aumento de 57,21% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo o melhor nível da história durante o mesmo período.

No primeiro semestre de 2022, a empresa Chinalco produziu 8,35 milhões de toneladas de alumina, 1,99 milhão de toneladas de alumínio eletrolítico e 5,57 milhões de toneladas de carvão, um aumento de 1,27%, 1,76% e 83,03% em relação ao ano anterior, respectivamente.

No mercado internacional, os preços do óxido de alumínio subiram após a Ucrânia encerrar a produção de 1,7 milhões de toneladas da fábrica de óxido de alumínio Nikolayev devido à guerra Rússia-Ucrânia, provocando preocupações com o fornecimento. Os preços do óxido de alumínio caíram à medida que as preocupações com o fornecimento diminuíram.

No mercado doméstico, sob a influência do limite de produção dos Jogos Olímpicos de Inverno e da epidemia na principal área produtora de do óxido de alumínio, o preço do óxido de alumínio alumina subiu no início do ano, atingindo 3305 yuans/toneladas em meados de fevereiro, cerca de 18% a mais do que no início do ano.

À medida que o controle ambiental e o impacto da pandemia recuaram gradualmente, o fornecimento de óxido de alumínio aumentou e os preços caíram. No primeiro semestre do ano, o preço do óxido de alumínio flutuou entre 2.800-3.300 yuans/toneladas e a amplitude diminuiu no segundo trimestre. O preço médio do óxido de alumínio na China foi de 3.008 yuans/toneladas, 26,1% a mais que no mesmo período do ano passado.

produtor de alumínio da China

Em termos do mercado de alumínio primário, sob a influência da guerra Rússia-Ucrânia, da crise energética européia, do aumento das taxas de juros da Reserva Federal e da epidemia na China, o preço do alumínio subiu e depois caiu no primeiro semestre deste ano, e o centro de gravidade da operação subiu.

No primeiro semestre de 2022, o preço médio do alumínio para entrega mensal e entrega de três meses na London Metal Exchange (LME) foi de US$ 3079/tonelada e US$ 3076/tonelada, com um aumento de 37,1% e 36,3% em relação ao ano anterior, respectivamente.

No mercado doméstico, o preço do alumínio doméstico é semelhante ao preço do alumínio internacional, mostrando a tendência de primeiro subir e depois inibir. O preço médio dos futuros à vista e de três meses da Bolsa de Futuros de Xangai (SHFE) foi de 21.461 yuans/toneladas e 21.406 yuans/tonelada, 23,3% e 23,5% de aumento em relação ao ano anterior, respectivamente.

Vale a pena notar que Chinalco continua acelerando o ritmo de especialização e integração. Criou a empresa de alumínio-carbono, alumínio novo material, Gansu, Guizhou, Shanxi Hejin empresas regionais para completar a integração.

Separadamente, a Standard & Poor’s melhorou a classificação de crédito da Chalco para “BBB” de “BBB-“; ela emitiu com sucesso títulos verdes neutros em carbono com uma taxa de juros baixa de 1,5 bilhões de yuan e o primeiro lote de títulos de transição de baixo carbono.

A Chinalco é a empresa líder na indústria de metais não ferrosos da China e está entre as primeiras da indústria global de alumínio em termos de força abrangente.

É também a única empresa de produção e operação de alumínio em larga escala na indústria de alumínio da China que integra a mineração de bauxita, carvão e outros recursos, a produção e venda de alumina, alumínio primário e produtos de ligas de alumínio, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, comércio internacional, indústria de logística, energia térmica e nova geração de energia.

O objetivo de desenvolvimento da companhia é tornar-se uma empresa de alumínio de classe mundial, competitiva mundialmente. Sua capacidade em óxido de alumínio está em primeiro lugar no mundo, a capacidade em alumínio primário em segundo lugar no mundo, a capacidade em carbono em primeiro lugar no mundo e a capacidade em hidróxido de alumínio em primeiro lugar no mundo.

Fonte: The Paper