Nos últimos anos, as marcas de cosméticos nacionais ganharam rapidamente popularidade entre os consumidores. De acordo com dados do Departamento Nacional de Estatísticas (NBS), as vendas no varejo de produtos cosméticos na China alcançaram 414,2 bilhões de yuans (US$ 57,24 bilhões) em 2023, um aumento de 5,1% em relação ao ano anterior.
A Freda é uma empresa de cosméticos localizada em Jinan, na província de Shandong, no leste da China. A empresa possui 35 linhas de produção, com valor anual de produção superior a 4 bilhões de yuans.
“Precisamos realizar atualizações tecnológicas, intensificar os esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e melhorar a qualidade dos produtos para manter a competitividade no mercado”, disse Gao Chunming, gerente geral da empresa.
“Nos últimos anos, com o apoio do governo, implementamos produção inteligente e gestão digital, garantindo efetivamente a qualidade dos produtos”, acrescentou Gao. Gao explicou que a empresa possui mais de 100 funcionários de P&D e formou parcerias longas e estáveis com universidades como a Universidade de Shandong e a Universidade de Negócios e Tecnologia de Pequim.
Em 2022, a empresa inaugurou seu centro de P&D e inovação, que compreende diferentes seções funcionais, incluindo pesquisa de cosméticos, pesquisa de equipamentos médicos e pesquisa de matérias-primas.
O distrito de Baiyun, em Guangzhou, na província de Guangdong, no sul da China, é um dos principais centros da indústria de cosméticos da China, abrigando cerca de 1.300 empresas de cosméticos. Estas representam cerca de um quarto do total nacional e metade da província de Guangdong.
No workshop da Guangzhou ShiFei Bio-tech Co., Ltd., localizada no distrito de Baiyun, equipamentos automatizados funcionavam sem parar, com uma tela digital mostrando o progresso das diferentes etapas de produção, como preparação de materiais, pesagem, emulsificação e embalagem.
“O workshop garante um controle ambiental rigoroso, abrangendo limpeza do ar, umidade, temperatura, velocidade do ar e iluminação, para garantir a qualidade dos produtos”, disse Wang Jiahua, chefe da empresa. Wang explicou que a empresa possui um centro de testes equipado com dispositivos de última geração para controle de qualidade.
Na cidade de Daixi, no distrito de Wuxing, na cidade de Huzhou, na província de Zhejiang, no leste da China, estratégias inovadoras de marketing contribuíram para um aumento na demanda por produtos de beleza.
Nos últimos anos, a cidade de Daixi se desenvolveu em um próspero centro de beleza e cosméticos. Atraiu 281 empresas de cosméticos e relacionadas, tornando-se uma das plataformas de beleza mais concentradas do país. No ano passado, a cidade de Daixi recebeu mais de 2 milhões de visitas turísticas.
Durante o festival de compras de 2023, conhecido como o festival “618”, a Proya, uma marca de beleza com uma filial na cidade, alcançou vendas impressionantes em plataformas como Tmall, Douyin e JD.com.
Em 2023, as exportações das empresas de cosméticos da cidade cresceram 220,5% em relação ao ano anterior, com alguns produtos sendo vendidos em mais de 70 países e regiões.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte e imagem: Xinhua