Empreendedorismo

Pinduoduo dispara e ultrapassa concorrentes em e-commerce na China

Pinduoduo China

A Pinduoduo (PDD) ultrapassou oficialmente a Alibaba em valor de mercado, tornando-se a principal empresa de comércio eletrônico. Em 22 de maio, a PDD divulgou seu relatório financeiro do primeiro trimestre de 2024, que mostrou que a empresa teve uma receita de RMB 86,81 bilhões, um aumento de 130,66% em relação ao mesmo período de 2023, e um lucro líquido de RMB 28 bilhões, 246% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Comparando com seus concorrentes, no primeiro trimestre, o crescimento da receita e do lucro líquido da JD.com foi de 7,04% e 13,88%, respectivamente. Embora ainda haja uma grande diferença em termos de volume, em termos de crescimento de desempenho, a PDD já superou a JD.com. Além disso, impulsionado pelo aumento significativo no desempenho, o preço das ações da PDD também subiu, e no fechamento, o valor de mercado total da empresa era de US$ 204,27 bilhões, cerca de RMB 1,4798 trilhão, ultrapassando oficialmente a Alibaba em valor de mercado.

Gigantes do comércio eletrônico, Alibaba e JD.com, viram uma desaceleração significativa. Nesse contexto, a capacidade da PDD de manter um alto crescimento se deve principalmente à sua estratégia de preços baixos, que claramente é a direção importante no e-commerce.

O segredo do crescimento

As principais fontes de receita das plataformas de e-commerce se resumem a duas grandes partes: receita de publicidade e receita de comissões. De acordo com o relatório financeiro, no primeiro trimestre, a receita de serviços de marketing online e outros serviços da Pinduoduo atingiu RMB 42,456 bilhões, um aumento significativo de 56% em relação ao mesmo período do ano passado, que é a “receita de publicidade” mencionada anteriormente.

Como uma plataforma que se destaca por oferecer preços baixos, a PDD reúne muitos comerciantes de “marcas brancas” ou marcas desconhecidas, que geralmente têm capacidade de produção, mas frequentemente carecem de marca e canais de vendas.

Através da agregação de uma grande quantidade de demanda dos usuários, a PDD fornece a esses comerciantes uma plataforma direta para os consumidores, reduzindo os intermediários e permitindo que os comerciantes de marcas brancas aumentem rapidamente suas vendas. Nesse processo, a PDD, por poder trazer um grande volume de tráfego e pedidos para os comerciantes, tem uma forte capacidade de barganha em relação a esses comerciantes, que precisam pagar altas taxas de “compra de tráfego” para obter tráfego e pedidos.

Expansão internacional

Embora o desempenho do primeiro trimestre seja bastante impressionante, para a PDD, acelerar o desenvolvimento de seus negócios internacionais é igualmente importante, pois o ambiente geral do comércio eletrônico na China não é tão favorável.

De acordo com o “Relatório de Pesquisa de Mercado de Comércio Eletrônico da China de 2023” publicado pela iResearch, em 2023, o volume total de vendas online de mercadorias físicas na China atingiu RMB 13 trilhões, com uma taxa de crescimento de 8,4%.

No geral, nos últimos anos, a taxa de crescimento do volume de vendas online de mercadorias físicas tem mostrado uma tendência de queda contínua, principalmente devido à influência do ambiente de consumo geral na China, com o crescimento do varejo social em um nível relativamente baixo.

A competição no setor de comércio eletrônico atual é acirrada. Além dos tradicionais gigantes do comércio eletrônico – Alibaba, JD.com e PDD – as novas plataformas de comércio eletrônico, como TikTok, Kwai, Xiaohongshu e outras, também estão crescendo rapidamente.

Para a expansão internacional, o Temu tem sido cada vez mais importante para a PDD. Segundo relatos da mídia, o Temu está se expandindo rapidamente, com o apoio da PDD. No relatório do primeiro trimestre, a PDD não divulgou dados específicos de receita e lucro líquido do Temu, mas de acordo com dados fornecidos pela mídia “Dolphin Investment Research”, o GMV (Gross Merchandise Volume) do Temu neste trimestre está entre US$ 9 bilhões e US$ 10 bilhões. Até o momento, o Temu, fundado há apenas dois anos, já alcançou um desempenho significativo.

Fonte: thepaper.cn
imagem principal: Xinhua