Destaques da Semana Cultura

Mais de 500 relíquias foram descobertas, a região de Sanxingdui é considerado uma das maiores descoberta geológica do século XXI

O grande projeto “China Arqueológica” anunciou no sábado (20) às 15h, horário Pequim, no museu de Sanxingdui em Guanghan, na província de Sichuan, informando as importantes descobertas arqueológicas e resultados de pesquisa do local de Sanxingdui: seis fossos de peças, máscara de ouro, máscara gigante de bronze, árvore sagrada de bronze, marfim e outras 500 peças importantes relíquias culturais.

“Com as novas relíquias culturais descobertas, vamos precisar renovar os discursos do museu, fazer a restauração desses itens e reorganizar o museu,” disse Zhu jiake, vice-diretor executivo do museu Sanxingdui, aos repórteres em uma entrevista.

(Árvore de Bronze descoberta na região de Sanxingdui, foi descoberta em 1986 essa relíquia)

(Fonte: Sichuan Daily; Fosso onde saíram os marfins)

(Fonte: Sichuan Daily; Máscara de Ouro)

Em seguida, vamos pensar sistematicamente sobre as mudanças que esta escavação arqueológica trouxe para o Museu Sanxingdui,” disse Zhu.

No futuro, os visitantes que vem ao museu podem ver o processo de restauração de relíquias descobertos em Sanxingdui, que é uma “inovação do museu nacional”.

Segundo o Zhu, após esta escavação arqueológica, a restauração de um grande número de importantes relíquias culturais desenterradas, como máscaras de ouro, máscaras de bronze, árvore sagrada de bronze e marfim, responderá muitas perguntas da história, e a região de Sanxingdui também atualizará os resumos de explicações do Museu de Sanxingdui.

Em 18 de abril de 2020, Dia do Patrimônio Mundial, o museu global de Sanxingdui (tradução livre) que foi atualizado será inaugurado no mesmo dia. E ao mesmo tempo, o museu de bronze também será atualizado. E “em agosto deste ano, os visitantes também poderão ver o museu de bronze atualizado, que usa as altas tecnologias e multimídias para exibir as relíquias culturais”.

“Construímos dois expositores para os dois poços que escavamos, e desta vez que obtemos mais relíquias, precisamos de um espaço de exibição melhor para que as relíquias “vivam” com dignidade.” Zhu disse que, enquanto restaura relíquias culturais, o museu também está se preparando para construir um novo espaço.

Anteriormente, o museu Sanxingdui lançou um convite global para a apresentação de projeto de engenharia para construir um novo museu, e fornecendo 10 milhões de yuans (equivale a US$ 1,8 milhões). E nessa oferta, 57 das principais equipes de design nacionais e estrangeiras participaram do projeto, das quais mais de 20 eram equipes internacionais. Sanxingdui selecionou 10 das 57 e 3 para seleção final, e planeja construir um novo museu neste ano. Entretanto, eles “acreditam que no futuro irão construir um museu icônico que representa a unidade da diversidade da civilização chinesa”.

 

Obs.: Imagem da Capa é uma máscara de bronze descoberta em Sanxingdui anteriormente.

Fonte: RED STAR NEWS; Diário do Povo