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Breve história do trem de alta velocidade da China

No início dos anos 90, a velocidade média de operação das ferrovias chinesas era de apenas 48,1 km/h.

A fim de se adaptar às mudanças no mercado de transporte, melhorar a competitividade do transporte ferroviário de passageiros e aumentar os benefícios econômicos das ferrovias. As autoridades ferroviárias realizaram, no total, seis grandes projetos para aumentar a velocidade dos trens em todo o país.

Desde o primeiro projeto de aumento de velocidade para 120 km/h em 1 de abril de 1997 até o sexto aumento de velocidade para 200 km/h em 18 de abril de 2007. Com base nisso, deu início a construção da ferrovia de alta velocidade da China.

A primeira verdadeira ferrovia de alta velocidade (ou trem-bala) da China, a ferrovia interurbana Pequim-Tianjin, foi construída em antecipação aos Jogos Olímpicos de Pequim; a construção começou em julho de 2005 e levou três anos para ser aberta ao tráfego em 1º de agosto de 2008. O comprimento total da ferrovia é de 120 km e a velocidade entre 300 – 350 km/h.

A viagem entre as duas cidades vizinhas levariam mais de 2 horas no passado, mas agora em apenas 30 minutos a viagem é completada. Isto facilita muito a conexão de pessoas entre as duas megacidades de Pequim e Tianjin.

Em 26 de dezembro de 2009, foi construída a ferrovia com a maior quilometragem de construção e a mais rápida velocidade operacional de 350 km/h do mundo. Nesta data, a linha ferroviária Wuhan-Guangzhou de alta velocidade foi aberta oficialmente para operação. A viagem que originalmente levava 12 horas para ser alcançado, agora pode ser completado suavemente em apenas cerca de 4 horas.

Em 2010, foram inaugurados gradualmente as ferrovias de alta velocidade em 350 km/h de Zhengzhou-Xi’an, Shanghai-Nanjing e Shanghai-Hangzhou.

Em 30 de junho de 2011, a linha ferroviária de alta velocidade de Pequim-Shanghai, que começou a ser construída em 18 de abril de 2008, foi aberta ao tráfego com uma velocidade máxima de 380 km/h. O comprimento total da linha é de 1318 km. O tempo da viagem é de 4 horas e 18 minutos. Este é o projeto com o maior investimento (220,9 bilhões de RMB) e o mais alto nível técnico do plano de construção ferroviária de médio e longo prazo da China.

Como resultado, as ferrovias de alta velocidade da China têm se desenvolvido rapidamente em todo o país como se fosse brotas de bamboo erguendo-se depois da chuva.

No final de dezembro de 2015, a quilometragem operacional total da ferrovia de alta velocidade da China era de 19.800 km, enquanto que no final de dezembro de 2020, a quilometragem operacional total da ferrovia de alta velocidade havia alcançado 37.900 km, quase dobrando a quilometragem da operação de trem-bala da China em apenas cinco anos. Isto representa 26% da quilometragem total das ferrovias da China em operação (146.000 km) no mesmo ano.

Em agosto de 2020, a China Railway Corporation publicou o “Outline of Railway Advance Planning in the New Era” (“Esboço do Planejamento Ferroviário Avançado na Nova Era”, tradução livre). Propôs que até 2035, a quilometragem operacional total da ferrovia do país será estendida dos atuais 146.000 km para 200.000 km; a quilometragem operacional total da ferrovia de alta velocidade também será estendida dos atuais 37.900 km para 70.000 km, que é quase o dobro da atual ferrovia de alta velocidade.

Ao mesmo tempo, as ferrovias da China também se prepararão para estabelecer redes ferroviárias interurbanas, especificamente conectando trens interurbanos entre cidades vizinhas, criando áreas metropolitanas conectados por trilhos em cidades densamente povoadas. Será formado um círculo de 1 a 2 horas entre as regiões. E realizar gradualmente a conexão eficiente entre trem-bala, trem padrão, interurbano, metrô e aeroporto. Fornecer mais e melhores serviços para as viagens do povo e para a circulação de material. Reduzir os custos logísticos e estimular o crescimento econômico para fornecer um apoio positivo.

A China Railway Corporation propôs uma vez a construção de 4 redes ferroviárias verticais e 4 horizontais no país em 2004, e com a mudança da situação mais complexa, foram proposta 8 verticais e 8 horizontais em julho de 2016.

Atualmente, é cada vez mais conveniente para os chineses viajar, e eles podem oprtar o transporte público de acordo com seu próprio status econômico e físico; além de aviões, navios e ônibus, há também trens de alta velocidade (300 km/h ou mais) que são ligeiramente mais caros, trens de alta velocidade secundário (200-250 km/h) que são de médio porte, e trens de lazer e econômicos que param em todas as estações. (120-150 km/h).

 

 

Autor: Tian Aiguo