Economia

Guangzhou lidera e-commerce transfronteiriço da China

Guangzhou

Um relatório anual sobre desenvolvimento de comércio eletrônico transfronteiriço na China foi publicado recentemente e aponta que Guangzhou está na liderança das cidades chinesas nesse tipo de comércio. Segundo o relatório, as 15 cidades são Guangzhou, Shenzhen Hangzhou, Zhengzhou, Ningbo, Xangai, Suzhou, Qingdao, Chengdu, Najing, Dongguan, Chongqing, Pequim, Fuzhou e Changsha.

Como um tipo de negócio emergente, o comércio eletrônico transfronteiriço está se desenvolvendo rapidamente e tornou-se uma nova força-motriz para o desenvolvimento do comércio exterior, um novo canal de transformação e atualização e uma nova garra para o desenvolvimento econômico de alta qualidade.

Relatório sobre comércio eletrônico transfronteiriço na China

O relatório selecionou um total de 70 cidades para avaliar o desenvolvimento do comércio eletrônico transfronteiriço nas cidades chinesas a partir de três indicadores primários, oito indicadores secundários e 25 indicadores terciários. Os três indicadores de primeiro nível são a base de desenvolvimento do comércio eletrônico transfronteiriço, o tamanho do comércio eletrônico transfronteiriço e o potencial de desenvolvimento do comércio eletrônico transfronteiriço. Os oito indicadores secundários são a base industrial, o ambiente de negócios, o tamanho da transação, o corpo principal da cadeia industrial, o transportador de comércio eletrônico transfronteiriço, a inovação tecnológica, a inovação do modelo e a formação de talentos.

Nos últimos anos, a escala de importação e exportação de comércio eletrônico transfronteiriço de Guangzhou aumentou 50 vezes em sete anos, o volume total de importação de varejo ficou em primeiro lugar do país por oito anos consecutivos. O volume de comércio eletrônico transfronteiriço de importação e exportação no porto do aeroporto de Baiyun foi o primeiro aeroporto nacional por 8 anos consecutivos, superando os 100 bilhões em 2021. A escala dos negócios de importação de comércio eletrônico on-line alfandegado no Porto de Nansha representa 1/5 do país.

Guangzhou, na ChinaAs medidas de Guangzhou para impulsionar o comércio eletrônico transfronteiriço

A cidade formou uma matriz de políticas de comércio eletrônico transfronteiriço “3+N”, incluindo as “Medidas para Promover o Desenvolvimento do E-Commerce”, “Medidas para Promover o Desenvolvimento de Alta Qualidade do Comércio Eletrônico Transfronteiriço em Guangzhou”, “Medidas para Promover o Desenvolvimento Inovador do Comércio Eletrônico Transfronteiriço em Guangzhou Agarrando as Oportunidades do RCEP” e outras políticas industriais, e está atualmente estudando a introdução de “Políticas para Promover a Construção de uma Cidade Hub Internacional para o Comércio Eletrônico Transfronteiriço em Guangzhou” para apoiar o desenvolvimento do comércio eletrônico transfronteiriço.

Em Nansha, o primeiro centro de distribuição pública transfronteiriça do país foi construído para resolver o problema do processamento ineficiente de “pacotes noturnos”. Guangzhou também construiu um centro de carga internacional compartilhado para aeroportos na área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, criando uma plataforma de cooperação com Nansha como centro de distribuição e principais aeroportos na área da Grande Baía coordenando as operações de transporte aéreo.

Ao mesmo tempo, Guangzhou explorou o novo modelo de “comércio eletrônico transfronteiriço + transmissão ao vivo” para ampliar os canais de venda de mercadorias de comércio eletrônico transfronteiriço, e realizou o modelo de “serviço abrangente estrangeiro + exportação de varejo de comércio eletrônico transfronteiriço” para resolver o problema de restaurar os vendedores reais para exportar dados.

Fonte: 21st Century Business Herald