Cultura

Feriado do Dia do Trabalhador registra alta nas bilheterias chinesas

Bilheterias feriado
Fonte da imagem: Chu Jiayin/ Xinhua

Com o maior número de telas de cinema do mundo, a China mais uma vez demonstrou seu entusiasmo por filmes com um significativo aumento nas bilheterias durante o feriado do Dia do Trabalho. Até às 16h de terça-feira, o feriado, que é celebrado na China até 5 de maio, registrou cerca de 650 milhões de yuans (US$ 89,8 milhões) em receita combinada de vendas e pré-vendas de ingressos, segundo dados da principal plataforma de rastreamento cinematográfico, Maoyan.

O filme “Unidade de Polícia Armada”, o primeiro a contar a história de policiais chineses enviados para missões de paz da ONU no exterior, liderou as bilheteiras do feriado, arrecadando cerca de 200 milhões de yuans. Em segundo lugar, “A Última Loucura”, uma comédia sobre um homem avarento diagnosticado com uma doença terminal e que tem apenas 10 dias de vida, conseguiu arrecadar 133 milhões de yuans.

Um dos filmes mais lucrativos do Japão neste ano, a animação “Spy x Family Code: White”, conquistou a terceira posição, garantindo 127 milhões de yuans. O filme é a estreia nos cinemas da popular franquia “Spy x Family Code”, que conta a história de uma família disfarçada composta por um pai espião, uma mãe assassina e uma filha adotiva com habilidades telepáticas.

Um total de oito novos filmes foram lançados para coincidir com o lucrativo feriado do Dia do Trabalhador, com seis filmes chineses estreando no primeiro dia do feriado e dois filmes japoneses em 30 de abril, de acordo com a Associação Chinesa de Distribuição e Exibição Cinematográfica.

Zhi Feina, professora de cinema da Academia Nacional Chinesa de Artes, disse que o desempenho das bilheteiras durante o feriado superou as expectativas do setor, destacando o potencial do mercado cinematográfico doméstico. Ela também acredita que o sucesso dos filmes japoneses se deve à popularidade da franquia “Spy x Family Code” e à influência duradoura de Hayao Miyazaki, cujo filme “O Menino e o Herói” arrecadou cerca de 780 milhões de yuans desde seu lançamento na China continental, em 3 de abril.

Yin Tengyu, analista sênior da divisão de pesquisa da Maoyan, disse que a diversidade de gêneros durante o feriado, que vai de romance a ação e suspense, demonstra a capacidade da indústria cinematográfica chinesa de criar narrativas para públicos com preferências variadas.
Ela prevê que a temporada do feriado pode terminar com arrecadações em torno de 1,5 bilhão de yuans, ligeiramente abaixo do recorde de 1,673 bilhão de yuans estabelecido no mesmo período em 2021.

Fonte: ycwb
Imagem principal: Chu Jiayin/ Xinhua