Economia

Motos de maior porte caem no gosto dos jovens chineses

Motos de maior porte caem no gosto dos jovens chineses

Recentemente, as motos de maior porte ganharam o gosto de jovens chineses. Assuntos sobre motos passaram a ter maior presença em diversas redes sociais da China como assuntos mais comentados.

Os jovens que procuram qualidade valorizam as marcas de motocicletas. Atualmente, as quatro maiores empresas japonesas, incluindo Honda, Suzuki, Yamaha e Kawasaki, e as empresas europeias e americanas, incluindo BMW, Ducati, Piaggio e Harley, têm muito reconhecimento nacional pelos chineses.

As marcas nacionais chinesas incluem a Chunfeng Power, que antes era uma fábrica de peças de motos, e a empresa de automóveis Loncin Motor Co., que antes era um fabricante do equipamento original (OEM) da BMW na China.

Na busca por termo “motocicletas” na plataforma de mídia social e e-commerce, Xiaohongshu, aparece 770 mil conteúdos relacionados, e vários “vídeos de motocicletas”. No Douyin (TikTok da China), os vídeos relacionados à “motocicleta” foram reproduzidos 97,36 bilhões de vezes, enquanto em Weibo, a hashtag “motocicleta” teve um total de 1,9 bilhão de visualizações.

De acordo com os dados divulgados pelo JD.com em 19 de junho, a categoria motocicleta tornou-se o produto mais vendido este ano. O volume de negócios total de motocicletas aumentou 106% ano após ano. O capacete da motocicleta aumentou 202%, o equipamento da motocicleta aumentou 280%.

Por que os jovens gostam de moto?

Além de resolver o problema do tempo de deslocamento, as motos também são consideradas como “cool” e representam “liberdade” pelos consumidores. É vista como um símbolo para expressar a atitude de vida e personalidade, e é até um símbolo social para os jovens.
Por que os jovens gostam de motos?
Em 2017, as autoridades chinesas suspenderam gradualmente a proibição de motocicletas e políticas favoráveis à indústria de motocicletas começaram a surgir. No mesmo ano, a província de Xi’an foi a primeira do país a liberar o uso das motos. Em 2018, a China liberou o exame de motos em locais diferentes; em 2020, o Congresso Nacional Popular e o diretor da Greely pedem a liberação das motocicletas.

O aumento do grupo de consumidores da geração mais jovem e a suspensão gradual da “limitação de motociclos” fizeram com que os registros de motocicletas aumentassem significativamente. Segundo dados do Ministério da Segurança Pública da China, 71 milhões de novas motos foram registradas no país no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2021 e de 152% em relação a 2020. Segundo os dados, 10.055 milhões de novos registros de motocicletas foram registrados para o ano 2021, um aumento de 1.79 milhões em relação a 2020. Esse número manteve um rápido crescimento nos últimos três anos.

Muito dinheiro para se locomover

As motos de nível básico custam atualmente cerca de 20 mil yuans, um pouco mais avançadas cerca de 50 a 150 mil yuans, e alguns modelos de marcas de alto nível podem custar até 500 ou 600 mil yuans.

Além do alto preço da motocicleta em si, os equipamentos relacionados à motocicleta também são um item caro.

Os equipamentos de motocicletas incluem capacetes, luvas, roupas de ciclismo, engrenagens, pedais, lâmpadas elétricas, suporte de telefone e assim por diante. E os capacetes são divididos em capacetes inteiros, capacetes de três quartos, capacetes descobertos, capacetes semi-descobertos. E cada capacete tem uma vida útil. A fabricação de capacetes e materiais de fabricação, como fibra de vidro, fibra de carbono etc., aparecerá perda ao longo do tempo. A vida média é de 2 a 3 anos. A parte mais cara de uma motocicleta é a modificação e substituição das peças.

Mercado de motos

As motocicletas, procuradas pelos jovens, formaram um mercado de milhares de milhões.

Dados de um relatório do Instituto de Pesquisa Industrial da China mostram que o mercado mundial de motocicletas apresentará um forte crescimento de 6,87% em 2021, com o tamanho do mercado devendo crescer de US$298,58 bilhões em 2021 para US$485,67 bilhões em 2028. O mercado periférico formado em torno de motocicletas também atinge uma escala de US$ 100 bilhões.Mercado de motos
A Cinda Securities também acredita que, em termos de consumo per capita, o consumo anual per capita de motocicletas de médio e grande deslocamento no Japão, Europa e Estados Unidos está entre 7,4 a 11,2 unidades por 10 mil pessoas, enquanto as vendas per capita da China são de apenas 1,0 unidades por 10 mil pessoas. Em relação aos países e regiões desenvolvidas, ainda há muito espaço para melhoria nas vendas de motocicletas de médio e grande deslocamento acima de 250cc na China.

Em 2020, a gigante mundial de motocicletas Harley fechou sua fábrica na Índia e estabeleceu uma joint venture com a marca nacional Qianjiang Motorcycle em dezembro do ano passado. A BMW, Vespa, Harley, Ducati e outras marcas de motocicletas europeias e americanas abriram suas próprias lojas de marca na China.

Atualmente, as quatro maiores empresas japonesas incluindo Honda, Suzuki, Yamaha e Kawasaki e empresas européias e americanas incluindo BMW, Ducati, Piaggio e Harley ainda têm um alto reconhecimento na China. De acordo com o instituto de pesquisa para o futuro, as receitas de vendas de motocicletas honda representam 25% do mercado global de motos.

E as empresas listadas na indústria de fabricação de motocicletas domésticas são Lifan Technology, Qianjiang Motorcycle, Linhai, Spring Power, Emma Technology, Xinri, Nine, Loncin Motor Co, etc.

Em junho de 2016, a Geely Automobile assumiu uma participação de 1 bilhão de yuans na Qianjiang e tornou-se sua maior acionista; em 2020, lançou sua marca de motocicletas “QJ MOTOR”; em setembro do ano passado, a submarca Geely Extreme Krypton lançou uma motocicleta ao mesmo tempo em que seu novo carro.

Em agosto de 2021, a Great Wall Soul Technology Co Ltd, que é 100% de propriedade da Great Wall Motor, foi oficialmente estabelecida, e seu escopo de negócios inclui a pesquisa e desenvolvimento de motocicletas, peças de motocicletas e acessórios.

Como os automóveis, a eletrificação das motocicletas também é uma grande tendência. Desde este ano, as marcas domésticas de motocicletas lançaram modelos de motocicletas elétricas. No início do ano, a marca elétrica “ZEEHO” da CFMoto lançou sua nova motocicleta elétrica modelo AE8. Em julho, a Qianjiang Motorcycle lançou sua primeira motocicleta elétrica OAO. No final de julho, a Loncin Motor Co. lançou sua marca de motocicletas elétricas “BICOSE” e seu primeiro modelo, o Real 5T.

Fonte: The Paper