Cultura

Festival na China encanta turistas com esculturas de gelo gigantes e iluminadas

Festival de gelo

Enquanto a China se despede do Festival da Primavera, que celebra o início de um novo ano lunar, os chineses curtem uma atração tradicional em uma das cidades mais frias do país. O Festival de Gelo e Neve de Harbin, na província de Heilongjiang, acontece todos os anos, entre janeiro e fevereiro, coincidindo com o Ano Novo Lunar. As temperaturas na cidade podem chegar a -35°C, mas isso não impede que os turistas se encantem com a beleza e a magia do festival, que atrai milhões de turistas todos os anos e é um dos maiores e mais famosos eventos de inverno do mundo.

As esculturas iniciaram em 1985, inspiradas na tradição local de esculpir lanternas de gelo para iluminar as noites frias. Desde então, o evento se tornou uma grande atração turística e cultural, que reúne artistas de vários países para criar obras de arte com gelo e neve. São quatro parques temáticos principais: Harbin Ice Lantern Show, Harbin Ice and Snow World, Songhua River Ice Snow Happy Valley e Harbin Sun Island International Snow Sculpture Art Expo. Cada um deles oferece diferentes experiências e atividades para os visitantes, como escorregadores, labirintos, patinação, esqui e shows de música e dança.

No Zhaolin Park, fica o Harbin Ice Lantern Show, o parque mais antigo e tradicional. O parque é famoso pela iluminação noturna que deixa as esculturas ainda mais bonitas. Lá, os visitantes podem ver centenas de lanternas e esculturas de gelo, de animais e personagens até edifícios e monumentos famosos.

O Harbin Ice and Snow World é o parque mais popular do festival por conta das suas esculturas colossais de gelo e neve, que superam os 20 metros de altura. Elas recriam locais históricos, como a Praça Vermelha de Moscou e o Templo do Buda de Bangcoc, ou lendas e mitos, como dragões e fênix. O parque ainda conta com castelos, pontes, iglus e um estádio de gelo.

O Songhua River Ice Snow Happy Valley é um parque que oferece diversão e lazer para toda a família. Localizado na beira do rio Songhua, que no inverno vira uma imensa superfície de gelo, os visitantes podem se divertir com esportes como hóquei e futebol na neve. Mergulhar nas águas congelantes do rio Songhua também é uma das atrações mais emocionantes do Festival e atrai pessoas de todas as idades. O parque também tem um espaço especial para as crianças, com brinquedos e jogos de neve.

O Harbin Sun Island International Snow Sculpture Art Expo é o único parque que se concentra nas esculturas de neve, e não de gelo. Ele fica na ilha de Sun, um parque natural que fica no meio do rio Songhua. As esculturas de neve são feitas com técnicas especiais, que permitem criar formas complexas e detalhadas. Algumas delas são inspiradas na cultura e na natureza da China, como pandas, flores e templos. Outras são baseadas em temas universais, como amor, paz e sonhos.

Em 2024, o Festival do Gelo e da Neve de Harbin comemora sua 40ª edição. Depois da pandemia, essa é a primeira vez que todas as atividades que aconteciam até 2019 são retomadas. A cidade do Norte da China recebeu um número recorde de visitantes este ano e as autoridades estimam mais de 2 milhões de visitantes até o final do evento.

Créditos: China2Brazil
Imagem principal: Wang Jianwei/ Xinhua