Cultura

China celebra o Festival da Lua 2022

Festival da Lua 2022

Também conhecido como Festival do Meio-Outono, o Festival da Lua é comemorado no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, que corresponde à lua cheia. Em 2022, esse dia é celebrado em 10 de setembro. A comemoração reúne familiares e amigos em uma noite de festa sob a lua para agradecer e pedir prosperidade, com jantares e as tradicionais lanternas de papel no ar. Além da China, as festividades do feriado também acontecem em outros países da Ásia, como Singapura e Japão.

No festival, as pessoas costumam partilhar comidinhas típicas, como o Bolo Lunar. Assado em formato redondo, simbolizando a união, a iguaria é embrulhada em farinha de trigo, com recheio variados. Alguns deles são de sementes de lótus, nozes, feijões vermelhos, gema de ovo, pasta de jujuba , chá verde, entre outros.

O festival milenar, que acontece há mais de 300 anos, celebra a fartura e a boa colheita. Antigamente, imperadores e trabalhadores se uniam e agradeciam a lua cheia pela safra recolhida em outono.

A Lenda que motivou o festival

Muitas tradições chinesas nasceram a partir de lendas e o Festival da Lua é uma delas. A festa é associada a Chang’e, Deusa da Lua. A história conta que, em determinado momento, 10 sóis surgiram no céu, deixando a vida na Terra insustentável. Hou Yi, herói e marido de Chang’e, derrubou nove sóis e foi contemplado com a poção da imortalidade pela rainha Mãe.

A princípio ele não bebeu, pois não queria ser imortal sem a esposa, então ele pediu para que ela mantivesse o elixir em segurança. Mas a notícia se espalhou e, enquanto Hou Yi estava fora, em um dia de outono, uma pessoa má tentou roubar a bebida de Chang’e. Sem saber o que fazer, a moça bebeu a poção e começou a voar para o céu, cada vez mais alto. Por amor ao seu marido e por não querer abandoná-lo, ela pousou no lugar mais próximo da Terra e escolheu a lua como casa para ficar perto dele.

Hou Yi ficou muito triste com a partida da amada. Ao olhar para o céu, viu que a lua estava mais brilhante e conseguiu avistar Chang’e. A partir disso, ele começou a fazer oferendas com incensos, bolos e frutas. Por isso, a festa é comemorada em outono sob a lua cheia com tradições de bolos e farturas.

Outra lenda conta a história de três imortais que se passavam por necessitados para pedir comida na floresta. A Raposa e o Macaco deram o que comer para os homens. Já o Coelho, que não tinha nada para dar, ofereceu a própria carne e se sacrificou por eles. Ao verem a atitude do animal, eles ficaram comovidos e o fizeram imortal, enviando-o para viver com Chang’e na Lua.