Destaques da Semana Cultura

Especial Ano Novo Chinês: Conheça as comidas típicas

Os chineses estão em festa. Nesta terça-feira (1º de Fevereiro) é celebrado o Ano Novo Lunar Chinês. E como em toda comemoração não pode faltar um bom banquete. Os chineses têm a tradição de reunir a família em um jantar com diversos alimentos simbólicos e carregados de significados para esta data.

Conheça os pratos tradicionais da culinária chinesa no Ano Novo Lunar.

1. Jiaozi (dumplings)

O primeiro item da lista não poderia ser outro: jiaozi (ou dumplings). Os dumplings são

bolinhos recheados com carne (geralmente carne suína, bovina, peixe e camarão) e legumes. Acredita-se que os dumplings estejam associados à riqueza e que quanto mais bolinhos uma pessoa come durante as comemorações do Ano Novo, mais dinheiro pode ganhar no Ano Novo.

Ao comer dumplings, deve-se dizer a frase: “Zhāo cái jìn bǎo”, que significa “Trazendo riqueza e tesouro”.

2. Rolinho primavera

O rolinho primavera traz no nome uma referência ao período do Ano Novo chinês. Isso porque o Ano Lunar é também chamado de Festival da Primavera. É comum dizer a frase “Uma tonelada de ouro”, referindo-se a esse prato como portador de prosperidade.

3. Noodles

A longevidade também é desejada no Ano Novo chinês. O alimento que representa esse desejo são noodles longos, mais compridos que o macarrão normal e não cortados.

4. Legumes

Os vegetais desempenham um papel importante em uma mesa de jantar chinesa, e cada um deles simboliza algo específico. Brotos de bambu: representam longevidade; Cogumelos: representam bênçãos e fortuna; Grapefruit representa família; Alga: representa riqueza e fortuna.

5. Frutas

Os chineses acreditam que comer tangerinas e laranjas traz boa sorte e fortuna devido à sua pronúncia e à escrita. Laranja (e tangerina) é 橙 (chéng), que tem o mesmo som em chinês para “sucesso” (成). Uma das formas de escrever tangerina (桔 jú) contém o caractere chinês para sorte (吉 jí /jee/).

6. Peixe

Na cultura chinesa, o peixe é símbolo de fartura e prosperidade, e por isso é tradicional na ceia de Ano Novo. Os peixes são cozidos no vapor. A carpa é uma das espécies mais comuns consumidas nessa ocasião.

O peixe deve ser o último prato a sobrar na mesa de jantar com algumas sobras. O peixe é considerado um bom presságio para ter mais dinheiro no próximo ano. A tradição também é seguida na forma de servir. A cabeça do peixe deve ser colocada em direção a convidados ilustres ou anciãos. Essas pessoas saboreiam o peixe antes dos demais convidados.

7. Frango no vapor

Os chineses atribuem sorte a esse alimento. Uma vez cozido, os chineses oferecem o frango primeiro aos ancestrais pedindo bênçãos e proteção.

8. Nian gao

O nian gao é um bolo tradicional de Ano Novo. Ele é feito de arroz glutinoso pegajoso ou farinha de arroz doce, mas também podem incluir castanhas, jujuba, folhas de lótus ou sementes de gergelim. Os recheios podem variar, e em algumas regiões da China fritam a massa ou recheiam os bolos com pasta de feijão vermelho ou purê de jujuba, enquanto outras cozinham os bolos com feijão vermelho e jujuba. Esse bolinho representa boa sorte em geral no ano que se inicia.

 

Fonte: The Foodlers, China Highlights