Destaques da Semana Cultura

Especial Ano Novo Chinês: Veja como a data é celebrada

2022 está de fato começando para os chineses. Isso porque na China o Ano Novo é celebrado de acordo com o calendário lunar. Neste ano, a celebração acontecerá em 01 de fevereiro e dá início ao Ano do Tigre. A festa coincide com o início da primavera e, por isso, é chamada de Chun Jie (Festival da Primavera).

Esta é considerada a data mais importante do ano para os chineses, quando os cidadãos fazem um longo feriado e param por pelo menos sete dias (podendo chegar até duas semanas). Durante este período, milhões de chineses viajam para suas cidades de origem para visitar parentes e seguir as tradições do Ano Novo Lunar. Nos dias que antecedem a virada do Ano Novo, os chineses fazem a limpeza da casa, o preparo das comidas e decorações, compram roupas. As comemorações podem variar de região para região. Em lugares mais remotos, chineses das vilas abatem os animais que serão a carne do banquete de Ano Novo. Conheça alguns dos rituais:

  1. Ano do Tigre

O calendário lunar chinês é representado pelo horóscopo chinês que contém 12 animais. Cada ano corresponde a um animal. 2022 é o Ano do Tigre no zodíaco chinês. Os ambientes são decorados com imagens de tigre. Acredita-se que pessoas que nascem no ano no tigre são líderes natos e que inspiram respeito, são corajosos e enérgicos, adoram um desafio ou competição e estão preparados para assumir riscos.

  1. Comida

Ao redor de uma mesa redonda acontece o grande banquete de Ano Novo. A comida nesta data é cheia de significados e é cuidadosamente preparada para atender às superstições dos chineses.  São servidos  dumplings, ​​rolinho primavera, bolinho de arroz glutinoso (nian gao), bolinhos de arroz doce, noodle, peixe, frutas e legumes, e frango no vapor.

  1. Limpeza da casa

Antes do Ano Novo, os chineses realizam  o Pequeno Ano Novo (xiǎo nián), que acontece no 23º dia do décimo segundo mês lunar no norte da China e o 24º dia do décimo segundo mês lunar na maior parte do sul da China. Neste ano, a data caiu em 26 de janeiro. Nesse dia, os chineses realizam a limpeza da casa, varrendo para fora o ano que passou e abrindo espaço para o novo ano.

  1. Decoração

No Ano Novo, chineses costumam decorar os ambientes com papeis vermelhos colados nas portas e pinturas, com símbolos de paz, prosperidade e saúde. Neste ano, as decorações terão a imagem de tigre, por ser o Ano do Tigre. Lanternas vermelhas são usadas em decorações públicas.

  1. Reunião familiar

O período do Ano Novo Lunar é quando os chineses fazem a grande reunião familiar, com muitos viajando longas distâncias para retornar a cidade de origem para reencontrar a família. A migração que acontece dentro da China durante esse período é a maior do mundo, com milhões de viagens realizadas. Neste ano, devido ao coronavírus, o número de viagens deve ser reduzido em relação aos anos anteriores ao início da pandemia. Diversos controles têm sido adotados, como testagem em massa, para controlar a disseminação do vírus no país.

O 1º dia do Ano Novo é sempre passado em casa, e depois os chineses costumam visitar parentes, levando presentes para as casas umas das outras e dão envelopes vermelhos para as crianças.

  1. Dar hongbao e  receber hongbao

Uma das tradições de Ano Novo é presentear os mais novos com hongbao. Hongbao significa envelope vermelho, e dentro dele tem uma quantia de dinheiro que é dada para crianças e jovens pelos pais e avós. Quando os filhos e netos crescem, são eles que oferecem o hongbao. Com a tecnologia, como a de transferência de dinheiro por aplicativos como  WeChat ou Alipay, por exemplo, enviar hongbao se tornou algo mais fácil. O hongbao é dado como uma forma de desejar saúde, prosperidade e boa sorte na vida.

  1. Superstições

Os chineses acreditam que o que eles fazem no primeiro dia do ano, afeta todo o ano. Por isso, eles têm uma série de superstições. Uma delas é soltar fogos de artifício para espantar os maus espíritos. Além disso, os chineses acreditam que quanto mais alto forem os fogos, mais sorte terão nos negócios. Devido à poluição causada pelos fogos, o governo chinês limitou a quantidade de artifícios adquiridos por pessoa, principalmente nas grandes cidades.

  1. Honrar os antepassados

Os chineses costumam ir ao cemitério oferecer honrarias e alimentos aos antepassados.