Economia

Economia da China se mantém estável em junho

Em 9 de julho, o Escritório Nacional de Estatísticas divulgou dados sobre a economia da China de junho, mostrando que o índice nacional de preços ao consumidor (IPC) aumentou 2,5% em relação ao ano anterior, e o índice nacional de preços ao produtor (PPI) aumentou em 6,1%. Na média de janeiro a junho, IPC e PPI aumentaram 1,7% e 7,7%, respectivamente, mantendo a tendência de estabilidade.

Especialistas acreditam que os preços da China têm mantido uma operação estável, em um cenário em que os preços internacionais das commodities continuam em níveis elevados, e outras grandes economias ao redor do mundo enfrentam maiores pressões inflacionárias.

Estabilidade na inflação

De acordo com Dong Lijuan, estatístico sênior do Departamento Municipal do Escritório Nacional de Estatísticas, em junho, a situação da pandemia da China se tornou estável e teve melhora.

A produção continua a avançar e a cadeia de suprimento das principais indústrias está ficando cada vez mais estável, garantindo a oferta do mercado. Tanto o IPC quanto o PPI se mantiveram estáveis.

Incentivos do governo para garantir a oferta e preços estáveis

Desde o governo chinês concedendo 30 bilhões de yuans para fornecer subsídios aos produtos, até a implementação de isenção do imposto de importação provisória de carvão, para acelerar a integração dos sistemas expressos de logísticas e distribuição e entre outros, uma série de medidas políticas tornaram-se uma importante garantia para estabilização dos preços.

Mas, no futuro, como será a tendência dos preços na China? Os analistas acreditam que o atual aumento modesto dos preços reflete a recuperação estável da economia chinesa. Do ponto de vista da oferta de importantes commodities, sob o contínuo acúmulo de fatores positivos como a supersafra de grãos de verão, o alto nível de estoques de petróleo refinado e o contínuo avanço da retomada do trabalho e produção, a China tem a base e os recursos para estabilizar a oferta e os preços.

 

Fonte: Diário do Povo