O número de conexões 5G em todo o mundo ultrapassará 1 bilhão. A informação foi divulgada durante o Mobile World Congress 2022, que está sendo realizado em Barcelona, na Espanha, entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março.
O relatório The Mobile Economy 2022, divulgado pela A GSM Association (GSMA), organizadora da conferência, também prevê que o número de conexões 5G globais chegará a 2 bilhões até o final de 2025, representando cerca de 25% de todas as conexões móveis, e mais de duas em cada cinco pessoas terão cobertura 5G.
Essa taxa de crescimento significa que o setor de comunicação móvel está se atualizando e evoluindo em uma velocidade sem precedentes. Comparado com as eras 3G e 4G, o 5G já representa mais de 5,5% das conexões móveis em 18 meses desde seu lançamento, enquanto nem o 3G nem o 4G ultrapassaram 2,2% no mesmo período.
De acordo com o relatório, o rápido desenvolvimento do 5G é impulsionado por uma série de fatores, incluindo recuperação econômica pós-pandemia, aumento das vendas de terminais 5G, expansão dos serviços de streaming de vídeo e aumento da cobertura de rede.
O relatório diz que, as tecnologias e serviços móveis criou US$ 4,5 trilhões em valor econômico em 2021, o equivalente a cerca de 5% do PIB global total. O relatório prevê que esse número crescerá para cerca de US$ 5 trilhões até 2025.
À medida que o 5G acelera em mercados importantes, como China, Coreia do Sul e EUA, a participação do 4G começa a diminuir, segundo o relatório.
Fonte: Zaker