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Chinesa NIO adota estratégia de aluguel de carros no mercado europeu

Fabricante chinesa NIO

A fabricante chinesa de veículos elétricos NIO anunciou que só alugará seus carros quando for lançado em quatro mercados europeus neste ano, disse seu CEO, apostando que a flexibilidade será um ponto-chave de venda.

Os usuários poderão alugar um carro com uma bateria de 75 quilowatts-hora por 1.199-1.295 euros por mês, dependendo da duração da assinatura.

O plano é o último movimento não convencional da empresa, que já permite aos clientes alugar em vez de comprar a bateria – a parte mais cara de um veículo elétrico.

Ao invés de carregar seus carros em casa, os consumidores da NIO também podem levá-los a uma estação de troca de bateria para ter um novo powerpack instalado em minutos.

Agora, enquanto se prepara para lançar na Alemanha, Holanda, Suécia e Dinamarca, a NIO planeja operar seus negócios nesses países em um modelo de leasing corporativo e assinatura, oferecendo os três modelos disponíveis na China – o ET7, ET5 e EL7.
Fabricante chinesa NIO na Europa
“Não venderemos carros”, disse o CEO, William Li, em uma entrevista no novo showroom ‘NIO House‘ da empresa no centro de Berlim, o primeiro dos nove novos locais do estilo clube de membros a abrir para os fãs do NIO na Europa este ano.

Flexibilidade como nova forma

A NIO vendeu pouco menos de 250.000 veículos na China e na Noruega desde o início da produção em 2018. Os preços variam de cerca de 50.000-70.000 euros, dependendo da gama do carro e se os clientes compram ou alugam a bateria.

Até agora tem funcionado com base no make-to-order, criando produtos sob medida para os clientes e mantendo o estoque baixo.

A NIO vai se ater às vendas diretas nos mercados existentes em parte devido à tributação menos atraente sobre os modelos de assinatura na Noruega e restrições em torno das placas de carro na China, disse Li.
NIO na EuropaA NIO está enfrentando a concorrência na China de um número cada vez maior de empresas e startups da Xpeng para a Hozon e a Leapmotor, bem como de fabricantes maiores como a chinesa BYD e a Tesla.

Na Europa, ele perseguirá a Tesla e a Volkswagen para ocupar o primeiro lugar nas vendas de EV.

O plano é instalar pelo menos 120 estações de troca de baterias na Europa até o final do próximo ano, disse Li, acrescentando que não se tratava tanto do investimento financeiro, mas do tempo e da burocracia necessários para fazê-lo.

A empresa abriu sua primeira fábrica para fabricar estações de troca na Hungria no mês passado, e consideraria produzir baterias na região assim que atingisse as vendas de baterias na Europa equivalentes a cerca de 10 gigawatts-hora, disse Li.
Produção de baterias
“A vantagem de nosso negócio de separar o carro da bateria é que podemos alcançar economias de escala para as baterias mais rapidamente do que os carros”, disse Li. “Quando atingirmos 10 gigawatts-hora, consideramos a localização da produção”.

Na China, onde essa meta já foi atingida, uma equipe de cerca de 700 pessoas está trabalhando na produção interna de baterias, permitindo que a empresa assuma o controle de seu fornecimento de baterias.

Enquanto isso, a NIO está procurando outros parceiros além de seu fornecedor atual, CATL, disse Li, acrescentando que o objetivo era ter novas parcerias asseguradas no próximo ano.
Modelos de carro da NIO
“A longo prazo, acreditamos que qualquer empresa de ponta da indústria automotiva terá em breve produção interna de baterias”, disse Li.

A receita da NIO cresceu 22% no segundo trimestre de um ano atrás, enquanto sua perda líquida mais que quadruplicou para o equivalente a US$ 410 milhões.

Ela entregou pouco menos de 32.000 veículos em setembro, um aumento de 29,3% em relação ao ano anterior. Os problemas da cadeia de abastecimento na China devido aos bloqueios da COVID-19 em agosto diminuíram mais rapidamente do que o esperado, disse Li.

Fonte: The Paper