Tecnologia

China estuda implementação de cartões e-SIM

Recentemente, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China informou que o governo está estudando promover a aplicação de tecnologia e-SIM em tablets, computadores portáteis e dispositivos smartphones, e expandir a aplicação da tecnologia e-SIM.

O que é o e-SIM?

O e-SIM é um cartão SIM eletrônico, um arquivo de dados que pode ser baixado para terminais móveis através da rede. Com ele, vários terminais eletrônicos podem se conectar à internet, receber chamadas, e enviar mensagens de texto, e são funcionais como um cartão SIM normal.

A solução e-SIM altamente integrada pode, antes de tudo, resolver o problema do slot do cartão SIM ocupando muito espaço no telefone. Embora o cartão Nano SIM seja agora muito pequeno, o espaço economizado pelo slot do cartão pode levar a mais inovação para os celulares já finos e leves, onde o espaço é premium.

A história do cartão SIM tem sido de constante evolução para “menor”, de cartões SIM a mini cartões SIM, até cartões Micro SIM, e finalmente aos agora familiares cartões Nano SIM, cada vez com uma redução de tamanho.
Cartões e-Sim
O Livro Branco publicado pela China Unicom em 2019 mostra que a solução e-SIM, integrada ao hardware, ocupa 1/3 do espaço de um Nano SIM e evoluiu para um tamanho menor.

Além disso, o slot do cartão SIM afeta o desempenho impermeável do telefone. O e-SIM é integrado dentro do telefone e não requer uma ranhura no corpo, o que pode melhorar a classificação impermeável do telefone.

O e-SIM é fácil de substituir, por um aplicativo online, eliminando a necessidade de ir a um escritório de vendas off-line físico e o incômodo de enviar o cartão SIM. Este método foi descrito por alguns analistas como “over-the-air card writing”.

Além disso, o e-SIM facilita o uso de SIMs duplos. Por exemplo, de acordo com uma introdução inicial no site da Apple, os usuários podem instalar oito ou mais e-SIMs em um iPhone e usar dois números de telefone ao mesmo tempo, ou até mesmo usar números separados para voz e dados.

Um relatório de pesquisa de uma empresa de valores mobiliários aponta que o e-SIM tem as características de baixo consumo de energia, alta capacidade de rede de taxa de eficiência energética, operação estável, forte capacidade anti-interferência e baixo custo em aplicações de IoT, e espera-se que o e-SIM ainda seja aprimorado nas aplicações do setor de IoT.

O e-SIM substituirá completamente os cartões SIM?

Muitas pessoas podem ter dúvidas, com tantos benefícios, o e-SIM substituirá o tradicional cartão SIM? Por que depois de tantos anos de desenvolvimento, embora o e-SIM seja amplamente utilizado em vários dispositivos IoT, ainda é lento para assumir o mercado de telefonia móvel?
Cartão e-Sim
“O principal desafio do e-SIM é a interoperabilidade da operadora. O e-SIM pode ser configurado remotamente através da “over-the-air card writing”, permitindo abertura em lote, alteração flexível de inscrição e alteração do operador. No entanto, para as operadoras, o limite para a troca de usuários é reduzido e o controle sobre os usuários é reduzido”, segundo um relatório de pesquisa recente emitido pela Huaxi Securities.

No entanto, anteriormente, a aprovação emitida pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação sobre as três principais operadoras para a realização de serviços de aplicação de tecnologia e-SIM na Internet das Coisas e em outros campos mencionou que medidas efetivas devem ser tomadas para garantir o direito de gestão da plataforma e-SIM e o direito de redação do terminal eSIM, e outras empresas não devem ser autorizadas de forma alguma a abrir direitos e funções relevantes.

O repórter observa que algumas operadoras estão atualmente empurrando cartões super SIM, uma solução que pode integrar segurança, pagamento e outras funções em conjunto para fornecer uma solução de um cartão. Por exemplo, ele pode atuar como um cartão de refeição escolar, cartão de trânsito, cartão de acesso, chave de carro, escudo U bancário, e assinatura eletrônica.

Segundo Fu Liang, um analista independente de telecomunicações, o e-SIM não substituirá completamente o cartão SIM físico em pouco tempo, e o cartão super SIM não substituirá completamente o cartão SIM tradicional.

Há também opiniões de que o e-SIM teme ter um enorme impacto no mercado de telefonia móvel. a versão norte-americana da série iPhone 14 a ser lançada em 2022 não terá mais um slot SIM reservado e será substituída pelo e-SIM, que é a primeira vez que o iPhone removeu completamente o slot da placa física de alguns modelos. No entanto, Fu Liang acredita que a Apple não forçará iPhones sem slots de cartão físico no mercado chinês, afinal, o padrão não é algo que um determinado fabricante de aparelhos pode decidir.

Um relatório de pesquisa recente divulgado pela Huaxi Securities aponta que o e-SIM está se desenvolvendo rapidamente no campo da Internet das Coisas, mas o lado do telefone celular ainda precisa da cooperação de várias partes. Em particular, como mercado consumidor de ações, a promoção da política e-SIM no lado do telefone celular ainda requer sinergia política e setor em comparação com aplicativos de IoT.

De acordo com a Counterpoint Research, os embarques anuais de dispositivos e-SIM chegarão a 6 bilhões até 2025. Entre eles, 45% dos dispositivos e-SIM serão enviados no lado do celular.

Fonte: The Paper