Tecnologia

Drones impulsionam economia de baixa altitude na província chinesa de Shandong

Drones baixa altitude

Drones estão transformando diversas indústrias na província de Shandong, no leste da China, promovendo o crescimento da economia de baixa altitude.

Segundo Guo Zongjie, executivo da Qingdao Xunyi Network Technology Co., Ltd., empresa responsável pelo serviço, a entrega por drones começa quando os funcionários enviam os pedidos para a estação de controle, onde os drones são preparados para voar. Cada drone é remotamente controlado para seguir uma rota pré-estabelecida, entregando a comida diretamente ao cliente.

Em maio de 2023, quatro rotas aéreas foram inauguradas, ligando o hospital municipal de Pingdu a centros de saúde de vilarejos próximos. Isso permite o transporte aéreo de suprimentos médicos, como amostras patológicas, dispositivos médicos e relatórios de exames, entre outros.

Li Yan, chefe da cooperativa agrícola Yunxing, no distrito de Dongchangfu, cidade de Liaocheng, compartilhou outra aplicação prática dos drones. “Cada drone pode transportar um painel solar de 35 kg até uma colina, voando mais de 100 metros, e entregar mais de 200 painéis por dia”, disse. A cooperativa, que possui 42 drones, também oferece serviços de pulverização de fertilizantes e pesticidas em mais de 800.000 mu (53.333 hectares) de campos e pomares por ano. Li afirmou que a receita anual da cooperativa excede 2 milhões de yuans (US$276.340).

Em Gangcheng, uma localidade de alta qualidade agrícola em Ningyang, cidade de Tai’an, Xue Pengju, agente de vendas da fabricante chinesa de drones DJI, ensinava um novato a configurar rotas no controlador. “Comparado com a pulverização manual, o uso de drones é mais uniforme, eficiente e seguro”, explicou.

Além disso, eventos culturais com drones também estão ganhando destaque. No distrito de Laiwu, cidade de Jinan, apresentações de drones durante o Dia Nacional de 2023 e o Festival das Lanternas de 2024 criaram uma atmosfera festiva e agradaram ao público.

O distrito de Laiwu também abriga um grande parque de esportes aéreos e uma exposição de aviação, tornando-se um destino turístico popular que combina competições, exposições culturais e experiências de aviação. Durante as épocas de turismo mais movimentadas, os passeios de pilotagem privada são particularmente populares entre os entusiastas da aviação.

A economia de baixa altitude também abriu oportunidades para a indústria. A Shandong Feiao Aircraft Engine Co., Ltd., por exemplo, está trabalhando a todo vapor para cumprir as encomendas, atualmente agendadas até outubro deste ano. Desde que a empresa se estabeleceu na Zona de Desenvolvimento Industrial de Alta Tecnologia de Rizhao, ela construiu uma linha de produção de motores para drones, com propriedade intelectual independente, além de oferecer serviços de personalização de motores.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: 21CBH
Imagem principal: Yang Wenbin/ Xinhua