Tecnologia

Motor de foguete mais potente da China é testado com sucesso

Segundo uma reportagem do programa CCTV, o teste de sistema geral do motor do foguete chinês Long March-5 funcionou com sucesso, e irá fornecer energia positiva e confiável para a indústria espacial da China.

De acordo com o relatório, o foguete Long March-5 tem um empuxo terrestre de mais de 1.000 toneladas, e uma capacidade de transporte em órbita terrestre baixa de 25 toneladas, ou seja, ele é capaz de enviar um caminhão pesado para o espaço com facilidade, e apresentando a sua maior força motriz entre os foguetes de lançamento chinês.

Além do empuxo reverso, no teste do motor desta vez, além da revisão geral em conjunto de acessórios e componentes, também foram os principais testes para este modelo de motor. O arranque, a rotação, as condições de funcionamento variáveis e o processo de paragem do motor de ensaio funcionando perfeitamente, validou também o seu projeto, a manufatura, e o programa de ensaio do motor e estabelecendo-se a base para o desenvolvimento do próximo passo, como o ensaio do motor completo.

Este motor com câmara de empuxo de dois tubos é atualmente o maior do mundo, com um design e gestão totalmente digitalizados, em comparação com o motor de foguete de combustão de alta pressão por oxigênio líquido de 120 toneladas. É um motor que tem um impulso 3 vezes maior, e o impulso específico 3% mais elevado e a taxa de empuxo-peso 25% mais alta, ou seja, tem todos os indicadores de performance que atingiram ao desempenho do nível avançado do mundo.

O vice-diretor, de pesquisa e desenvolvimento de veículo de lançamento pesado, da sexta cabine da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC, sigla em inglês), Chen Hui, liderou a equipe e fez um grande uso de técnicas em topologia permitindo uma redução de 30% no peso do motor de foguete que pesa 500 toneladas, encontrando um equilíbrio entre o empuxo e a carga.

(Fonte: Sina; A imagem refere-se o motor turbo-bomba de 500 toneladas.)

O motor turbo-bomba de 500 toneladas tem uma potência de até 120.000 kW, o equivalente à potência de uma pequena central hidrelétrica, enquanto o veículo de lançamento pesado pode transportar 12 motores, e chegar até 6.000 toneladas de empuxo de decolagem. No entanto, os especialistas dizem, que é possível fornecer 150 toneladas de carga para a órbita terrestre baixa, e oferecer mais apoio para viagens de ida e volta à lua e exploração espacial mais profunda.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Mydrivers; CCTV