Economia

Índice de reserva de depósito em moeda estrangeira aumenta e taxa de câmbio entre yuan e dólar cai para 6,4

O piso para aumentar a taxa de reserva de depósito em moeda estrangeira foi atingido oficialmente, e a taxa de câmbio à vista do yuan em relação ao dólar americano caiu. Em 15 de junho, a taxa de câmbio à vista de RMB em relação ao dólar norte-americano fechou em 6,4021 às 16:30, uma diminuição de 107 pontos base em relação ao dia de negociação anterior.

Em face da contínua valorização da taxa de câmbio da moeda chinesa, o banco central anunciou anteriormente que, a fim de fortalecer a gestão da liquidez cambial das instituições financeiras, decidiu aumentar o índice de reserva de depósito em moeda estrangeira das instituições financeiras em 2 pontos porcentuais a partir de 15 de junho de 2021, ou seja, a reserva de depósitos em moeda estrangeira aumentará de 5% para 7%.

Esse ajuste de política restringiu a oferta de liquidez em dólares americanos no mercado de câmbio estrangeiro em aproximadamente US$ 20 bilhões. Após o anúncio das notícias acima, a taxa de câmbio à vista de RMB em relação ao dólar dos EUA caiu depois de uma alta de 3 anos para 6,3565.

O Governador do Banco Central, Yi Gang, afirmou no 13º Fórum de Lujiazui em 10 de junho que é necessário continuar a melhorar o sistema de câmbio flutuante administrado com base na oferta e demanda do mercado, para promover o equilíbrio interno e externo, e para manter o RMB sob controle, com uma taxa de câmbio estável e equilibrada.

 

Fonte: The Paper