Economia

Bebida com baixo teor alcoólico se populariza na China

As bebidas com baixo teor alcoólico se tornaram o foco do investimento na China. De acordo com estatísticas, pelo menos 23 marcas de bebida alcoólica fraca receberam um total de mais de 30 financiamentos entre 2016-2021, e pelo menos 10 empresas receberam financiamento acima de 10 milhões de yuans. Em 2020, a escala de financiamento total da indústria de bebida de baixo teor alcoólico é de quase 1s bilhão de yuans. Entre elas, três das maiores marcas de bebida do tipo, Cool Drink (冰青), MissBerry e Fubixingdu (赋比兴都), receberam três rodadas de financiamento.

Bebidas de baixo teor alcoólico diferem dos quatro principais licores que são vinho branco, cerveja, vinho e vinho amarelo, refere-se principalmente a bebidas alcoólicas com um teor alcoólico de 0,5-12%, e abrange vinhos de frutas, bebida a gás, espumantes, vinhos de arroz, pré-misturados, e muitas outras variedades.

(Fonte: 36kr)

As bebidas de baixo teor alcoólico têm sido tituladas como saudáveis, modernas, românticas e a sensação de estar ligeiramente bêbado parece ter se tornado uma nova tendência entre os jovens da geração Z (1990-2010). É muito utilizado o novo estilo de vida caracterizado por uma dosagem de bebida alcoólica de frutas, flores e arroz.

Em relação a popularidade desse produto, tornou-se a moda dos principais livros e textos online, com centenas de milhares de notas referindo-se ao “vinho feminino” nas grandes plataformas da China. Bebidas com cores vibrantes e sabores novos têm capturado a atenção e as carteiras dos jovens.

O Livro branco “2021 Análise e a Ecologia da Indústria Vinícola” mostra que a receita de vendas das empresas acima da escala da indústria cervejeira nacional atingiu 835,3 bilhões de yuans em 2020, com um lucro de 179,2 bilhões de yuans. E o relatório “Perspectivas do Mercado de Bebidas de Baixo Teor Alcoólico para 2020 e Análise da Situação Atual ” mostra que a quantidade de consumo do produto na China tem crescido a uma taxa superior a 50% nos últimos dois anos.

As bebidas de baixo teor alcoólico tiveram alto crescimento continuamente. Segundo os dados da plataforma de ecommerce, Tmall, no primeiro trimestre de 2021, havia 2.449 marcas do produto com crescimento de venda acima de 100%. Na plataforma Taobao existem 1.415 marcas desse produto, respondendo por 57,8% do total.

 

Fonte: 36kr