O Parque Ecológico da Montanha Longling (龙灵山) na Zona de Desenvolvimento Econômico de Wuhan, inaugurado em 9 de dezembro, integra a tecnologia de carros autônomos para oferecer um serviço diferenciado para o público. São 19 ônibus autônomos, carros de turismo, caminhões de venda automática, carros de limpeza, entre outras 7 categorias, trabalhando pelo parque. Dezenas de cidadãos já experimentaram os serviços oferecidos pelos carros não tripulados.
O Parque Ecológico da Montanha Longling será aberto oficialmente ao público a partir de 1º de janeiro do ano 2021. Com o novo Parque temático da combinação de carros autônomos e ecologia, Wuhan torna-se a cidade mais rica da China em termos de cenários de aplicação de carros autônomos.
Esta é outra conquista importante na operação comercial da Área de veículos de rede inteligente Wuhan. O projeto é coordenado pelo National Intelligent Connected Vehicle (Wuhan) Test and Demonstration Zone para construir a infraestrutura e plataforma inteligente, e é operado por empresas chinesas de veículos inteligentes como Dongfeng Motor, Haylion Technologies (ônibus autônomo), Baidu (carros de passageiro), DeepBlueAi (carros de limpeza autônomo), Neolix (carros de venda autônomo), WeRide (carro de passageiro), entre outros.
Carros de Vending (Apollo) desenvolvido pela Neolix
Na tarde do dia de lançamento do parque, um carro não tripulado com 128 garrafas de bebidas, uma mulher acenou em direção ao carro, que parou para esperar que a moça pegasse a bebida na tela lateral do carro, digitasse o código para pagar, depois uma garrafa de chá verde caiu na porta de coleta, o serviço é finalizado e o carro segue em frente para procurar mais cliente.
O desenvolvedor dos carros de vending é a empresa Neolix (os modelos de carros autônomos da empresa são nomeados de Apollo). O engenheiro técnico, Dou Tiantian, disse que eles implementaram 11 carros autônomos na Zona de Desenvolvimento Econômico de Wuhan, incluindo carro de venda automática, carro de limpeza, atualmente distribuídos principalmente em ambiente relativamente fechado como parques industriais e parques ecológicos.
O carrinho de venda automática não tripulado pode armazenar 128 garrafas de bebidas, lenços de papel e outros produtos do dia-a-dia, e é especialmente adequado para parques, pontos turísticos e outros locais públicos. Eles colocaram um veículo similar para testes no Parque Xi’an Datang Furong. A receita média diária de um único veículo atingiu US$ 2000-3000.
Ônibus autônomos levam turistas ao parque temático
No passado, visitantes pedestres do Parque Ecológico da Montanha Longling, tinham que pegar um trem para chegar até a Floresta Niao Yu Lin (鸟语林) e depois caminhar de dois a três quilômetros para chegar ao portão norte do parque. Agora, os quatro ônibus autônomos operados pela Haylion Technologies, “AlphaBa”, assumem a tarefa de transportar os visitantes da Floresta Niao Yu Lin para o portão norte do parque em uma viagem de apenas cinco minutos.
De acordo com os repórteres da Chutian metropolis Daily, em um ônibus AlphaBa da linha “EA4130”, a aparência interior do ônibus não é diferente de um ônibus comum, que tem duas filas de assentos que cabem 8 pessoas. A frente do carro tem uma cabine para direção, plataforma do motorista, painel de controle, aceleradores, freios e tudo para realizar a automação manual. Porém o carro não necessita de um motorista, tem apenas com um oficial de segurança para garantir o funcionamento em ocasiões excepcionais. A velocidade média de condução do ônibus é de 30km/h, mas tem capacidades de atingir até 60 km/h.
Fonte: Conta da mídia social Wechat da Wuhan Broadcasting and Television Station; cnr.cn; Tencent News; thepaper.cn;