A China iniciou oficialmente a construção de um túnel submarino ferroviário de alta velocidade. O projeto “Shanshan Railway” (Ferrovia de alta velocidade Shantou – Shanwei) da China é o primeiro túnel subaquático ferroviário de alta velocidade, com um trem que pode chegar a 350 km/h, e com um design de trilhos duplos dentro de um único túnel.
O Túnel Submarino da Baía de Shantou está localizado na cidade de Shantou, província de Guangdong, no sul da China. Ele passa pela baía de Shantou entre a ilha de Mayu e a ilha de Dezhou. O comprimento total do túnel é 9.781 metros, dividido em uma área marítima e rodoviária. A área marítima tem 3 quilômetros de extensão.
O túnel atravessa 17 zonas de fratura em zona de terremoto, das quais 8 são falhas ativas. A pressão máxima da água pode atingir 0,97 MPa. Sob forte pressão, a água pode formar uma coluna d’água de até 97 metros, a mais alta da China.
A ferrovia de alta velocidade “Shanshan” vai da Estação Shantou à Estação Shanwei, duas cidades chinesas localizadas na costa sudeste da China. A linha principal tem um comprimento total de 162,75 quilômetros, com 7 estações no total.
O projeto está programado para ser concluído em 2023, com um período total de construção de 37 meses. Esse é o maior túnel subaquático na China e no mundo.
Leia mais: Trem maglev de até 600 km/h passa por teste na China
Fonte: Xinhua News