Negócios

Inaugurada primeira rota marítima direta entre a China e a costa oeste da América do Sul

Inaugurada primeira rota marítima direta entre a China e a costa oeste da América do Sul
Fonte da imagem: Li Mengxin/ Xinhua

Na manhã de 29 de abril, o navio COSCO Shipping Volga atracou no Terminal 2 do Porto de Nansha, em Guangzhou, marcando o início oficial da primeira rota direta entre o Porto de Guangzhou e a costa oeste da América do Sul.

Operada pela empresa chinesa COSCO Shipping, a nova linha contará com 11 navios porta-contêineres com capacidade de 10.062 TEUs cada. A rota conecta o porto chinês aos terminais de Chancay (Peru), Manzanillo (México) e San Antonio (Chile), fortalecendo o corredor logístico entre a região da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau e os principais destinos comerciais latino-americanos.

O destaque da rota é o Porto de Chancay, no Peru, operado pela COSCO Shipping Ports. Considerado um projeto estratégico da cooperação sino-peruana no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota, o terminal é apontado como exemplo de parceria em infraestrutura entre China e América Latina.

Como o primeiro porto inteligente e ecológico da América do Sul, Chancay promete reduzir o tempo de transporte marítimo entre China e Peru para 23 dias, além de proporcionar uma economia superior a 20% nos custos logísticos, segundo estimativas oficiais. A nova ligação marítima deve impulsionar significativamente o comércio bilateral e reforçar a presença chinesa na região.

No primeiro trimestre deste ano, o volume de carga de comércio exterior e o volume de contêineres de comércio exterior do Porto de Guangzhou cresceram, respectivamente, 16,88% e 22,48% em relação ao mesmo período do ano anterior, destacando o papel crescente do porto como elo logístico tanto interno quanto externo.

Fonte: news.southcn.com