Quando você pensa em escritores chineses, quais nomes vêm à sua mente? Pausa. Cixin Liu apareceu na sua lista mental? Se não, tudo bem. No Brasil, ainda se conhece pouco sobre autores chineses, pois há no mercado um número baixo de livros traduzidos de mandarim para a língua portuguesa. Na China acontece o mesmo: o conhecimento sobre obras brasileiras ou sobre o Brasil como um todo é baixo. As referências entre os chineses estão ligadas ao futebol, como disse o próprio autor chinês na edição online do evento Rio2C.
Cixin Liu é engenheiro de formação e atribui sua obra ao fato de ser fã de ficção científica desde criança, o que estimulou a sua imaginação para escrever seus livros. Antes de produzir suas obras, ele diz que teve influência da ficção científica europeia e americana. Hoje, Cixin Liu é considerado um gênio da escrita no gênero. Seus livros se tornaram referência no mundo todo, e até foram citados pelo presidente Barack Obama.
As obras mais famosas do autor
A criação de Cixin Liu chegou ao Brasil através da tradução de sua trilogia mais famosa, “O problema dos Três Corpos”(2016), A floresta sombria (2017), e O fim da morte (2019), publicados pela editora Companhia das Letras. Apesar de não serem best-sellers por aqui, o trabalho de Cixin Liu é amplamente reconhecido. Ele acumulava até o final de 2019, 16 prêmios de ficção científica, e foi o primeiro escritor de língua não-inglesa a vencer o prêmio Hugo na categoria Melhor Romance.
Cixin Liu nasceu na província de Shanxi em 1963, três anos antes de a Revolução Cultural ser instaurada pelo líder chinês Mao Tse Tung. Ainda criança, foi enviado para a casa de familiares na província de Henan. A Revolução Cultural chinesa teve como objetivo expurgar ideias capitalistas e referências da burguesia. Intelectuais, professores, escritores, artistas foram perseguidos e mortos. Foi justamente esse período da história que Cixin Liu escolheu para tratar na primeira obra da trilogia, O Problema dos Três Corpos, em que explora componentes como extraterrestres, realidade virtual, jogo, ciência e física, e elementos da sociedade e cultura chinesas. As duas obras seguintes vão pelo mesmo caminho.
O escritor chinês é autor também Supernova Era, Ball Lightning, A esfera luminante, The weight of memories, Sun of China. Alguns livros do autor foram adaptados para o cinema, como o filme The Wandering Earth, exibido pela Netflix.
Foto: Companhia das Letras