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A polêmica dos armários inteligentes

O que você faria se a roupa de festa que você comprou on-line chegasse e você não estivesse em casa para pegar a encomenda? Na China, os armários inteligentes são bastante populares para casos como este. Desde 2015, esse serviço é oferecido gratuitamente no país. No entanto, uma nova regra imposta pela empresa líder no setor, a Fengchao Technology, tem incomodado os usuários chineses. Desde o final de abril, a empresa passou a cobrar pelo uso dos armários.

A cobrança dos clientes não sócios que armazenam pacotes por mais de 12 horas começa com o valor de 0,5 yuans (R$0,40) a cada 12 horas até um máximo de 3 yuans (R$2,45), permanecendo gratuito nos feriados. Os clientes que se associarem serão cobrados 5 yuans (R$4,08) por mês, tendo direito ao armazenamento gratuito de 7 dias.

A polêmica

De acordo com o site chinês The Paper, alguns clientes disseram compreendiam a política da Fengchao, mas, ao mesmo tempo, reclamaram que 12 horas é um período curto, e que um a dois dias seria mais razoável. A questão mais controversa é que muitos entregadores simplesmente colocam os pacotes nos armários da Fengchao sem obter o consentimento dos clientes.

A opinião dos usuários foi coletada em uma pesquisa recente da Jiangsu News que mostrou que que mais da metade dos entrevistados achavam que “precisariam verificar as informações de rastreamento por si mesmos sem serem solicitados ou notificados”. Comprometendo, dessa forma, o serviço de entrega de ponta a ponta que deve ser fornecido e pode ser suspeito de ser uma segunda cobrança disfarçada.

Os entregadores, por sua vez, também revelaram suas dificuldades. De fato, eles relutam em armazenar pacotes nos armários, porque são eles que precisam pagar pelo serviço, mas como a receita de cada entrega é muito baixa, eles precisam aumentar a quantidade de entregas, aumentando assim a renda.

Após a controvérsia, a Fengchao enviou uma carta aos consumidores, dizendo que o objetivo da medida era de aumentar a taxa de rotatividade para melhor utilizar seus recursos. A empresa também incentivou todos a associarem os números de celulares de parentes e amigos para que possam ajudar a retirar o pacote quando o cliente estiver ausente. A SF também assumiu a liderança no lançamento de uma campanha de cashback “envelope vermelho”. Qualquer pessoa que retirar sua entrega dos armários dentro de 2 horas receberá um envelope vermelho de 2 yuan e dentro de 4 horas receberá outro de 1 yuan.

Enquanto isso, outros provedores de serviços de armazenamento de encomendas, como YTO e Cainiao, declararam que atualmente não cobram os clientes.

Como surgiram os armários inteligentes

O serviço de armários surgiu quando as principais empresas de logística da China se juntaram para lidar com o problema da entrega de pacotes para clientes que não podiam recebê-los. Em 2015, SF Express, Shentong, Zhongtong, Yunda e GLP, anunciaram um investimento conjunto de 500 milhões de yuans para estabelecer a Fengchao Technology. O representante legal da Fengchao é Wei Wang, presidente da SF Express. Desde então, o Fengchao Smart Parcel Locker, uma plataforma de auto atendimento 24 horas, foi aberta para todas as empresas de logística, fornecendo serviços gratuitos de armazenamento de pacotes.

A Fengchao tem 69% do mercado chinês, com mais de 180.000 smart.lockers em todo o país. Os armários inteligentes Fengchao podem ser facilmente encontrados em qualquer lugar, desde os prédios comerciais, condomínios, em campi, e em muitos outros lugares. Quando o pacote chega um código de verificação é enviado ao cliente, que pode buscá-lo quando quiser, precisando somente inserir o código recebido no armário inteligente. O cliente também pode enviar um pacote através do armário, bastando armazenar o embrulho dentro e efetuar o pagamento.

Fonte: www.thepaper.cn