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Tesla se rende ao e-commerce chinês e abre loja no Tmall, da Alibaba

A Tesla entrou no e-commerce chinês. A primeira loja oficial da marca foi aberta em uma plataforma de comércio eletrônico na China, o Tmall, da Alibaba. A empresa adotou uma abordagem de vendas diretas, fazendo com que os carros da marca exibidos no Tmall somente possam ser comprados através do site oficial da Tesla, existindo a possibilidade de os usuários reservarem um test-drive através da loja online Tmall.

A loja da Tesla no Tmall oferece também produtos em um lote composto principalmente de acessórios personalizados exclusivos para: Model 3, Model S, Model X e conectores de carregamento rápido. A chave física do Modelo 3 é o produto mais vendido.

Os esforços da Tesla na China, especialmente durante a epidemia, não foram em vão.

O anúncio da Tesla de um plano de redução salarial para todos os funcionários e a previsão da suspensão das atividades da fábrica nos EUA até o dia 4 de Maio, fizeram muitos analistas comerciais começarem a diminuir suas pretensões de vendas.

Por outro lado, a fábrica de Shanghai é a única fábrica de veículos da Tesla no mundo que, atualmente, ainda opera, estando também em uma fase acelerada de expansão.

Dados da agência de previsão de mercado para a indústria automotiva LMC, mostram que os novos registros de carros da Tesla na China atingiram 12.709 em março deste ano. Os números representam um aumento de 450% em comparação a 2.314 em fevereiro. Segundo dados da Federação Sindical da China, as vendas da Tesla na China atingiram 10.160 unidades. Esse é o maior volume mensal de vendas após a entrada no mercado chinês. Isso representa cerca de 25% das vendas no mercado de veículos elétricos da China.

Além disso, os pedidos da versão de maior autonomia do Modelo 3 doméstico lançado em 10 de abril também provocaram um aumento nas vendas. Foram até 10 pedidos concluídos em 1 minuto e mais de 20 mil pedidos em 24 horas, segundo o site de acessórios da Tesla Tesmanian.

Estratégia da Tesla no mercado chinês

A abertura de uma loja no Tmall tornou-se outra estratégia de conquista do território chinês pela Tesla. Previamente havia sido anunciado o estabelecimento de um centro de P&D de design no país, visando criar um Tesla “estilo chinês” com uma série de funções de entretenimento chamada de “oferta especial chinesa”, em que os proprietários de carros chineses não apenas poderiam jogar Mahjong, Dou Dizhu e outros jogos locais em seus carros, mas também conseguiriam enviar vídeos através das plataformas Youku e Bilibili.

Para atrair a atenção dos jovens consumidores chineses, a Tesla também se estabeleceu em plataformas de mídia social como Kuaishou e Douyin (Tiktok). Além disso,  também cooperou com a QQ Music para organizar festivais de música.

Para Elon Musk, a China é o mercado de veículos elétricos mais importante e que é necessário que seus modelos tenham mais elementos chineses. Para Musk, a futura sede global da Tesla deve estar localizada na China e que o futuro CEO da Tesla deve ser um chinês nativo.

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Fonte: https://36kr.com/