Desde os tempos antigos, a comida desempenha um papel indispensável e primordial para o povo chinês.
E essa longa cultura alimentar é reforçada em um de seus ditados mais populares que diz:
“A comida é a coisa mais importante para as pessoas”.
A culinária da China, além de conter uma rica herança cultural, que é criada e transmitida entre as gerações, possui, por se tratar de um país extenso, características distintas de cada região.
Nos filmes, séries e até desenhos animados, vemos que as refeições são apresentadas em mesas fartas, comidas variadas e coloridas.
No que diz respeito às relações com as pessoas, os chineses formam uma comunidade com a família como uma unidade básica.
E essa relação milenar se refere ao fortalecimento do relacionamento familiar que faz parte dos “cinco relacionamentos” tradicionais chineses, sendo esse o primeiro e mais prioritário.
Com sentido das relações humanas de modo a coordenar a relação entre os indivíduos, viver em comunidade é um fator essencial. Por isso, comer bem e estar rodeado de familiares e amigos, é tão representativo na China.
Sabores variados
Levando em consideração o vasto território chinês e seus recursos abundantes, a diversidade de costumes e pratos são bem variados de acordo com as diferentes regiões. Outro ditado popular chinês “Arroz do Sul e Macarrão do Norte.” deixa isso evidente em como cada local possui comidas típicas com características próprias.
E essa variação territorial é tão marcante que os sabores são divididos por localidades: doce do Sul, salgado do Norte, azedo do Leste e picante do Oeste, ou quatro sabores de Bashu, Qilu, Huaiyang e Guangdong e Fujian.
Alimentos das estações
De acordo com os diferentes climas e períodos do ano, o costume de temperar e decorar os pratos de acordo com as estações do ano é outra característica bem comum da culinária chinesa.
A necessidade de adaptação às colheitas de cada estação é denotada através do paladar: no inverno, o sabor é suave e forte, no verão, é leve e fresco.
Estética culinária
A gastronomia chinesa possui habilidades requintadas e tem a tradição e o cuidado à estética dos alimentos, com a apresentação das cores, aromas e utensílios dos alimentos.
Dentre as diversas formas de expressar a beleza das iguarias, o costume de esculpir em várias formas legumes como cenoura ou repolho, traz a harmonia e unidade de cor aos pratos.
A importância dos sabores na culinária da China
O gosto e o paladar são requisitos rígidos na culinária chinesa. Comidas bem temperadas e de boa qualidade são pontos levados muito a sério no preparo dos alimentos.
Esses hábitos da cultura alimentar são resultados de milhares de anos de tradições acumuladas que criaram uma cultura tão forte, que é passada de geração em geração, até em outras partes do mundo.
A relação com a cultura culinária se consolidou através de experiências que carregam a profunda memória histórica da nação chinesa.
Se você gostou desse texto, talvez possa se interessar por este post também: Você conhece os principais tipos de cozinha da China?