Três astronautas chineses voltaram à Terra em segurança após completarem com sucesso uma missão de seis meses no espaço para terminar a montagem em órbita da estação espacial chinesa Tiangong, que servirá como laboratório espacial da China.
A nave Shenzhou 14 carregando Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe entrou na atmosfera da Terra e tocou o solo na plataforma de aterrissagem de Dongfeng no deserto de Gobi, no norte da Região Autônoma da Mongólia Interior.
Os astronautas voaram para Pequim para realizar exames médicos e seguir para um período de descanso.
Durante seus seis meses no espaço, os três astronautas realizaram com sucesso a acoplagem dos módulos de laboratório Wentian e Mengtian no módulo principal do núcleo Tianhe.
Essas são as primeiras docas do espaço exterior entre duas naves espaciais que pesam mais de 20 toneladas e marcam a primeira vez que as naves espaciais se uniram em órbita com astronautas a bordo.
O laboratório será usado para medicina espacial, ciências da vida espacial e biotecnologia, física de fluidos de microgravidade e ciências de combustão, ciências de materiais espaciais, física básica de microgravidade, assim como experimentos científicos de novas tecnologias, disseram especialistas à Yicai Global anteriormente.
A cápsula de reentrada fica no asfalto da pista de aterrissagem de Dongfeng. Este é o primeiro voo espacial tripulado utilizado durante a construção da estação espacial.
Todos os três astronautas sorriem amplamente ao voltar à Terra. Todos estão em boa saúde.
Os astronautas são recebidos pelas autoridades quando chegam de volta a Pequim de manhã cedo para se submeterem a um exame médico minucioso seguido de descanso.
Fonte: The Paper