Tecnologia

Tripulação de Shenzhou-14 estabelece “ponte” entre cabines em terceira passarela espacial

Estação Espacial da China

Os astronautas chineses de Shenzhou-14, a bordo da Estação Espacial China em órbita, completaram sua terceira rodada de atividades extra veiculares e montaram uma “ponte” fora da cabine que liga os módulos da estação espacial na quinta-feira (17), de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, sigla em inglês).

Foi a primeira rodada de atividade extra veicular após a formação da configuração básica em forma de T da estação espacial, com o módulo central de Tianhe no centro e os módulos de laboratório Wentian e Mengtian em cada lado dela.

Estação Espacial da China Os astronautas Chen Dong e Cai Xuzhe saíram da cabine, e Liu Yang permaneceu dentro da cabine para apoio. As atividades extra veiculares duraram cerca de 5,5 horas.

Durante as atividades extra veiculares, os dois astronautas fora da cabine trabalharam juntos e instalaram uma “ponte” de conexão entre os três módulos que poderia ajudar os astronautas a rastejar para fora do módulo e estabilizar melhor a estrutura em forma de T da estação.

Estação Espacial da China Cai, que só teve seu primeiro passeio espacial em setembro, tentou o primeiro passeio de atravessando para outro módulo de estação espacial usando esta ponte.

Li Wei, projetista adjunto encarregado do Sistema Geral da Estação Espacial da China com a Academia de Tecnologia Espacial da China, disse à mídia local que tais equipamentos poderiam ajudar a ampliar o escopo de atividades dos astronautas.

“Sem este equipamento, os astronautas não podem passar por conta própria do módulo Wentian para o módulo central de Tianhe ou módulo Mengtian”. Agora, nossos astronautas serão capazes de se mover mais facilmente”, disse Li. “Ele duplica a distância que os astronautas podem percorrer”.

Li disse que este passeio espacial também se destacou como “o primeiro passeio espacial apoiado pelo conjunto de três módulos”.

Estação Espacial da China “Por exemplo, usamos relé de sinal dos três módulos neste passeio espacial”, acrescentou Li.

Os astronautas também levantaram uma câmera panorâmica fora do módulo de laboratório Wentian e montaram alças de assistência no pequeno braço robótico.

“A tripulação de Shenzhou-14 se saiu tão bem durante o passeio espacial de hoje”, disse Huang Weifen, projetista chefe do sistema de astronautas do programa espacial tripulado da China, à mídia local.

Estação Espacial da China “Durante todo o processo, eles operaram com precisão, grande ritmo e mostraram grande trabalho de equipe. Você pode ver como eles desempenharam com calma todas as suas tarefas de forma tão constante”, disse ela.

“Em comparação com as caminhadas espaciais anteriores, os dois astronautas fora da cabine cooperaram mais estreitamente desta vez, já que quase todas as tarefas foram realizadas em conjunto pelos dois. A eficiência das atividades extra veiculares foi melhorada”, acrescentou Huang.

Estação Espacial da China Esta é a sétima rodada de atividades extra veiculares na estação espacial da China.

Os astronautas Shenzhou-14 completaram com sucesso suas duas primeiras rodadas de atividades extra veiculares em setembro, ambas a partir da cabine da câmara de ar do módulo de laboratório Wentian. As primeiras atividades extra veiculares duraram cerca de sete horas, e os segundos duraram cerca de cinco horas.

Os três tripulantes de Shenzhou-14 foram enviados ao espaço em junho para uma missão de seis meses.

Como planejado, eles receberão a chegada dos astronautas Shenzhou-15 na estação espacial no final deste mês. Os tripulantes de Shenzhou-15 se juntarão aos astronautas de Shenzhou-14 para a primeira entrega da tripulação da estação espacial.

Fonte: The Paper