Com uma longa história como um porto comercial global, Hong Kong sediou esta semana a 6ª edição da Semana Marítima de Hong Kong.
O principal evento da semana foi a 12ª Conferência Asiática de Logística, Marítima e Aviação (ALMAC), organizada conjuntamente pelo Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) e pelo Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong (HKTDC), que encerrou nesta quarta-feira (23).
O evento de dois dias atraiu mais de 90 especialistas e líderes dos setores marítimo, aéreo, logístico e de gerenciamento da cadeia de abastecimento e embarcadores de diversas indústrias manufatureiras que compartilharam insights em mais de 30 sessões.
A ALMAC este ano atraiu mais de 14.000 participantes online e presenciais de mais de 50 países e regiões.
Colaboração na integração da cadeia de suprimentos para criar oportunidades
Na primeira sessão do Power Dialogue, os líderes da indústria discutiram como as economias da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, sigla em inglês) criam oportunidades ao integrar o comércio regional e as cadeias de abastecimento, e discutiram planos estratégicos para capturar oportunidades.
Daryl Tay, Presidente do Distrito do Norte da Ásia do Serviço de Entrega de Pacotes UPS, disse que a RCEP abriu enormes oportunidades na Ásia. A colaboração regional era a chave, por isso era importante ajudar as pequenas e médias empresas a entender os acordos e capitalizar as oportunidades da RCEP.
Área da Grande Baía, descarbonização e desenvolvimento sustentável
A conectividade é um componente importante da cooperação entre as cidades da Área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau (GBA, sigla em inglês).
Os dois fóruns marítimos no primeiro dia reuniram especialistas dos setores marítimo e tecnológico para examinar o papel único de Hong Kong como um centro marítimo internacional.
Os palestrantes discutiram a navegação da sustentabilidade, descarbonização e digitalização através de ações práticas. Simon Bennett, Secretário-Geral Adjunto da Organização Marítima Internacional (IMO).
Disse que os avanços em direção a cadeias de abastecimento sustentáveis através de medidas, tais como combustíveis mais verdes, desempenharam um papel fundamental na otimização da cadeia de abastecimento.
O tempo limitado significava que era importante que as medidas econômicas fossem desenvolvidas em nível global porque, apesar do progresso positivo, os investidores precisavam de um sinal imediato, enquanto os produtores de combustível e os armadores deveriam ter incentivos para investir em novos combustíveis.
Expositores apresentam soluções logísticas
Complementando a conferência, uma exposição apresentou mais de 50 estandes exibindo soluções de cadeia de abastecimento e tecnologias logísticas inovadoras para ajudar as pequenas e médias empresas a melhorar a gestão da cadeia de suprimentos.
O HKTDC organizou reuniões de correspondência de negócios para os participantes e expositores para facilitar a colaboração.
ALMAC é o principal evento da Semana Marítima de Hong Kong, organizado pelo Conselho Marítimo e Portuário de Hong Kong.
O evento tem o intuito de mostrar a vibrante indústria marítima de Hong Kong e promover a cidade como uma base preferencial para os negócios marítimos.
Fonte: The Paper