Ao mesmo tempo em que continua a fazer o seu próprio desenvolvimento e progresso, a China persiste no caminho de desenvolvimento pacífico, cooperação e ganho mútuo, através da “construção chinesa” e “tecnologia chinesa” para compartilhar os resultados da cooperação com o mundo e alcançar benefícios para todos.
Ao longo dos anos, a cooperação entre a China e os países em desenvolvimento tem sido mais estreita e pragmática nas áreas de infraestrutura, energia, conservação de água e energia elétrica. Os projetos de cooperação nestes domínios, que trazem benefícios reais a nível local, são geralmente bem recebidos pela população.
Conheça imponentes construções chinesas ao redor do mundo, ilustradas em notas de diversos países.
-
Porto de Gwadar
O Porto de Gwadar é um dos projetos pilares do corredor econômico China-Paquistão. Em 2013, a China Overseas Port Holding Company (COPHC) adquiriu o direito de operar o Porto de Gwadar e a zona franca, fazendo uma transformação completa no porto.
▲ Cédula de 5 rupias paquistanesa – Porto de Gwadar
▲ O Porto de Gwadar no sudoeste do Paquistão.
-
Usina Elétrica de Lakvijaya
A primeira usina elétrica a carvão no Sri Lanka, Puttalam, está localizada na região centro-norte do país, e é financiada e construída pela China.
▲ Cédula de 100 rupias do Sri Lanka – Usina Elétrica de Lakvijaya
▲ Os mecânicos da China e do Sri Lanka trabalhando na Usina Elétrica de Lakvijaya
-
Ponte Rama VIII
A ponte Rama VIII está localizada em Bangkok, capital da Tailândia, que atravessa o rio Chao Phraya. Em setembro de 1998, a China State Construction Engineering Corporation (CSCEC) assinou um contrato com governadores da cidade de Bangkok para a construção do projeto.
▲ Cédula tailandês de 20 Baht- Ponte Rama VIII
-
Nam Leuk Hydropower Station
A Nam Leuk Hydropower Station é um projeto modelo de cooperação entre a China e a Power Construction Corporation of China (PowerChina).
▲ Cédula de 20000 kip Laos – Nam Leuk Hydropower Station
-
Grande Mesquita de Argel
A Grande Mesquita de Argel está localizada no eixo central da capital argelina, Argel, com minaretes de mais de 250 metros de altura. A construção foi realizada pela China State Construction Engineering Corporation. O projeto foi oficialmente lançado em fevereiro de 2012.
▲ Cédula argelina de 1000 dinares – Grande Mesquita de Argel
-
Satélite de comunicações Argelino, AlComSat-1
O satélite de comunicações Argelino, AlComSat-1, é o primeiro projeto de cooperação entre a China e a Argélia no campo espacial e o primeiro satélite de comunicações da Argélia. Ele foi usado principalmente na transmissão e televisão argelina, comunicações de emergência, educação à distância, governo eletrônico, comunicações corporativas, acesso de banda larga e serviços aprimorados de navegação baseados via satélite.
▲ Cédula argelina de 500 dinares – Satélite de comunicações Argelino, AlComSat-1
▲ Em 11 de dezembro de 2017, às 00:40, a China lançou com sucesso o satélite de comunicações Argelino, AlComSat-1 para o céu com um foguete de Long March 3B no Centro de Lançamento de Satélites Xichang, e o satélite entrou na órbita programada com sucesso.
-
Assembleia Nacional do Malawi
A Assembleia Nacional do Malawi foi construída com a ajuda do governo chinês e Anhui Foreign Economic Construction (Group) Co., Ltd. A obra começou em fevereiro de 2009 e foi inaugurada em maio de 2010.
▲ Cédula de 200 kwacha da Malawi – Assembleia Nacional do Malawi
▲ Edifício do Parlamento na área urbana de Lilongwe, capital do Malawi.
-
Malawi University of Science and Technology
A Malawi University of Science and Technology foi construída com a ajuda da China.
▲ Cédula de 2000 kwacha da Malawi – Malawi University of Science and Technology
-
Merowe Dam, Upper Atbara Dams Complex e Roseires Dam
Merowe Dam e Roseires Dam são liderados pela China Water Conservancy and Engineering, que pertence ao grupo China Three Gorges Corporation (CTG). O projeto de Upper Atbara Dams Complex é executado pelo CTG em conjunto com a A Sinohydro. Os três projetos de barragens estão localizados no rio principal e afluente do Nilo, o “rio mãe” do Sudão. Todos eles são grandes centros integrados para as relações com a vida nacional do Sudão. Em 2019, o grupo apareceu na imagem de fundo da moeda do Sudão, com a nova cédula de 100 libras sudanesa.
▲ Cédula de 100 libras sudanesas- Merowe Dam, Upper Atbara Dams Complex e Roseires Dam
▲ Local da celebração oficial de geração de energia no centro de água do Sudão Upper Atbara Dams Complex, tirada em 2 de fevereiro de 2017.
-
Kinsuka Bridge
A Kinsuka Bridge foi construída por empresas chinesas.
▲ Cédula de 500 de francos congoleses (DRC) – Kinsuka Bridge
-
Lusail Stadium
Em novembro de 2016, a China Railway International Group Co., LTD ganhou o concurso para o projeto de construção do estádio. Em dezembro de 2020, o Lusail Stadium foi colocado na nova nota de 10 rials do BC do Qatar.
▲ Cédula de 10 rials do Qatar- Lusail Stadium
▲ vista interior do Lusail Stadium
-
Bank of Kuwait’s Headquarters
O edifício da sede do Central Bank of Kuwait’s Headquarters foi construído pela China State Construction Engineering Corporation. Em novembro de 2015, o projeto ganhou o prêmio de projeto do ano na região do Golfo Pérsico em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
▲ Cédula de 5 dinares do Kuwait – Central Bank of Kuwait’s Headquarters
▲ Edifício da nova sede do BC na cidade de Kuwait, capital do Kuwait
-
National Library of Tajikistan
▲ Cédula de 200 somoni do Tajiquistão – National Library of Tajikistan
Fonte: ST. DAILY