A indústria naval da China tem passado por uma revolução energética e verde. Recentemente, na seção Yichang do rio Yangtze, um navio silencioso chamou a atenção. Os passageiros não ouviam nenhum ruído do navio, não havia som do motor, nem cheiro pungente de óleo diesel, mas só o som do vento e das ondas.
Esse cruzeiro é o “Três Gargantas do Rio Yangtze 1”, um navio de cruzeiro 100% elétrico, com 100 metros de comprimento, 16,3 metros de largura e 4 andares. Foi desenvolvido e construído pelo Grupo das Três Gargantas e pelo Grupo de Turismo das Três Gargantas de Hubei.
Ele possui 4 compartimentos de bateria, equipado com 720 baterias de fosfato de ferro-lítio da CATL, com capacidade de carga de 7.500 kWh, equivalente à soma da capacidade de bateria de mais de 100 veículos elétricos, consagrando como o navio elétrico com maior capacidade do mundo.
Substituindo do diesel por eletricidade, não há ruido ou odor, não há vibração do motor, sendo mais estável e silencioso. “A energia vem da hidrelétrica limpa das Três gargantas. Comparada com os navios tradicionais, ela pode substituir 530 toneladas de combustível fóssil todo ano, reduzindo a emissão de vários gases nocivos em 1.660 toneladas, atingindo zero emissão de fato”, disse Zhang Yu, gerente de negócios do departamento de gerenciamento técnico do CTG.
A revolução da energia limpa não para por aí, além de elétrico, combustível de hidrogênio, gás natural, metanol e outras energias limpas estão substituindo o combustível tradicional, sendo usados em navios de passageiros, de carga, de engenharia, de trabalho e outros campos, tornando-se uma nova opção para a indústria naval sob a tendência global de transformação verde e de baixo carbono.
Fonte: Diário do Povo