Tecnologia

China constrói estação meteorológica automática mais alta do mundo no Monte Everest

Recentemente, a China iniciou uma nova operação no Monte Everest, a “Missão Pico 2022 – Expedição e pesquisa científica em extrema altitude no Monte Everest”.

Um dos projetos importantes desta expedição científica é construir uma estação meteorológica de gradiente de altitude na encosta norte da montanha mais alta do mundo. As informações são da agência de notícias Xinhua.

De acordo com Zhao Huabiao, pesquisador do Instituto de Pesquisa do Planalto Qinghai-Tibet da Academia Chinesa de Ciências, e líder da tarefa da Estação Meteorológica do Gradiente do Everest. A segunda equipe de expedição científica Qinghai-Tibet e a equipe de alpinismo tibetano transportaram e construíram cada uma das estações metrológicas automáticas para a encosta fria e hipóxica do Everest, e já começaram a coletar os dados.

O Monte Everest tem 7 estações meteorológicas que variam de 5.200 a 8.300 metros acima do nível do mar. Essa recente expedição científica para o cume do Everest montou a estação meteorológica a uma altitude de 8.800 metros, sendo a de maior altitude do mundo.

 

Fonte: IT Home