Empreendedorismo

Yiwu, “mercado mundial”, reabre suas portas aos clientes internacionais

Mercado mundial

Os comerciantes de Yiwu International Trade City, um mercado atacadista mundialmente renomado para pequenas commodities, receberam mais clientes do que o esperado quando reabriu ontem (2), após o fim do feriado lunar do ano novo, deixando algumas lojas com produtos esgotados.

Um fabricante de fitas e têxteis baseado em Yiwu, que tem uma loja no mercado, entregou ontem o dobro das encomendas de um ano antes, segundo um executivo da empresa à Yicai Global. De acordo com Zhang Zhimin, o chefe da empresa, encomendas feitas com a Hengxin Toys colocaram-na no caminho certo para conseguir um crescimento de dois dígitos nas encomendas deste ano.

Mercado mundial
Junto com Yiwu International Trade City, fábricas, varejistas online e empresas de logística em Yiwu, uma cidade na província de Zhejiang, no leste da China, apelidada de capital mundial das pequenas mercadorias, reabriu ontem após fechar no final de janeiro para o feriado de Ano Novo chinês.

O movimentado mercado envia um sinal positivo, aumentando a confiança das empresas, disse outro comerciante local.

Yilingnuo Sanitary Ware recebeu mais consultas e pedidos do que no mesmo período do ano passado, de acordo com o gerente geral da empresa. Espera-se que os negócios cresçam cerca de 36%, disse Liu Junming.

Mercado mundial
Desde que o mercado reabriu, muitos compradores estrangeiros residentes em Yiwu e aqueles que embarcaram num voo charter para a cidade organizado pelo governo Yiwu no ano passado também começaram a fazer pedidos. Há mais de 10.000 comerciantes estrangeiros vivendo na cidade.

Deepak, um empresário indiano que viajou para Yiwu no voo charter, já fechou um acordo com seu antigo fornecedor de meias no valor de 2 milhões de yuans (US$296.600).

Mercado mundial
O comércio exterior de Yiwu foi resistente diante dos surtos de Covid-19 no ano passado, já que as importações e exportações da cidade totalizaram cerca de 478,8 bilhões de yuans (US$ 71 bilhões), um ganho de 23% a partir de 2021.

Alguns shopping centers que tiveram que fechar ou mudar de foco por causa da Covid precisam de mais tempo para restaurar seus negócios ao nível de 2019, disse outro fornecedor à Yicai Global.

Fonte: Yicai Global