Tecnologia

Xihe, primeiro satélite chinês lançado para explorar o sistema solar

O primeiro satélite de teste de ciência e tecnologia de exploração solar da China, “Xihe”, equipado no foguete Changzheng 2D, foi lançado com sucesso no Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, hoje (14) às 18h51, horário de Beijing. Marcando um início na era de missões solares da China.

Segundo as informações, da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, sigla em inglês), este satélite (Detecção de Espectro Solar H-alpha [Hα] e Teste de Ciência e Tecnologia de Super Plataforma Dupla Satélite) foi aprovado pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA, sigla em inglês) e desenvolvido pela 8a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, e será operado pela Universidade de Nanjing (NJU, sigla em inglês).

Após o lançamento bem-sucedido, o satélite realizará a primeira observação de imagem espectral de banda Hα de plano completo do mundo. Ao mesmo tempo, o satélite aplicará pela primeira vez em órbita as tecnologias de levitação, precisão de apontamento, ultra alta estabilidade e realizará dois tipos de compartimentos separados.

Tradução: Mei Zhen Li.