Tecnologia

SPIC fabrica ônibus movido a hidrogênio para Jogos Olímpicos mais “verdes”

A empresa de geração de energia da China, State Power Investment Corporation (SPIC, sigla em inglês), afirmou nesta quinta-feira (3), que implementará cerca de 200 ônibus movidos a hidrogênio durante a Olimpíada de Inverno e nos Jogos Paraolímpicos de Inverno.

Segundo as autoridades, esse veículo movido a hidrogênio é projetado e desenvolvido seguindo os padrões de produção de um ônibus, normas de IATF16949, equipando-o com sistema de células de combustíveis de FCS80 “Hydrogen Forerunner”, potência nominal de saída de 80kW, operar em uma temperatura menos que 30°C e atender aos requisitos de operação na região Norte da China.

Além disso, esse ônibus movido a hidrogênio pode percorrer cerca de 450 km com bateria carregada, e é apto a andar nas temperaturas baixas e ladeiras. Para um percurso projetado com uma velocidade de 100 km/h, ele pode transportar no máximo 48 passageiros.

De acordo com a entidade, esse veículo já finalizou todos os treinamento e testes reais de 2000 km de percurso. Desde o dia 25 de outubro de 2021 até o dia 10 de janeiro deste ano, 30 ônibus foram emplacados e a distância percorrida nas zonas de alta altitude e frio totalizaram mais de 11 mil km, dentre eles, o percurso mais longo de transporte de passageiros foi cerca de 400 km.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome