Tecnologia

Confira as tecnologias inovadoras presentes nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022

Entre braços robóticos fritando batata frita, visualização livre de jogos, robô de serviço de segurança inteligente e transmissão em nuvem, a frase “Tecnologia fortalece os Jogos Olímpicos de Inverno” não é apenas um slogan.

As chamadas “tecnologias negras”, tecnologias inovadoras que trazem uma experiência totalmente diferente, inundam essa edição das Olimpíadas de Inverno.

Visão em 360° das partidas da Olimpíada

Vários tipos de tecnologias interessantes, temos robôs fazendo todos os tipos de funções, como um robô de atomização e desinfecção que está ocupado trabalhando logo quando você entra no local. Este robô consegue carregar 16 litros de água de desinfecção por vez, e pode desinfetar até 36 metros quadrados em um minuto.

Fonte: China News; robô de desinfecção

Está com vontade de tomar um café? Um robô que atua como barista, batizado de “Dabai”, consegue preparar uma xícara de café quentinho no dia gelado do inverno em 4 minutos.

Fonte: Zaker; robô barista

Saindo um pouco o foco da robótica, os locais de competição também estão cheios de tecnologias interessantes, como uma entrada facilitada no Centro Esportivo Wukesong que consegue escanear todas as informações necessárias em apenas 2 segundos.

Nos locais de competição desta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, 40 câmeras foram instaladas separadamente em vários locais, entre elas várias câmeras tiram fotos de 360° ao redor da competição para capturar cada detalhe da partida.

Com essa visualização livre dos jogos, o público pode abrir o aplicativo de transmissão ao vivo das Olimpíadas de Inverno nos seus celulares, que já podem aproveitar uma experiência visual imersiva controlando a visão em diferentes perspectivas.

Robôs cozinheiros

Mesmo fora dos locais de competição, a tecnologia continua conquistando o coração das pessoas. Entre eles, o “restaurante inteligente” sem dúvida se tornou um local de check-in para repórteres nacionais e estrangeiros.

Os restaurantes podem servir cerca de mil pessoas, dividindo em áreas de fast food ocidental e chinesa. Cerca de 120 robôs, inclusive robôs de hambúrguer, wok, panela de barro, trabalham para fornecer uma nova experiência para os repórteres do local.

Fonte: Xinhua; Robô cozinheiro

Os clientes fazem o pedido no balcão, e os robôs já começam o seu trabalho, desde aquecer o pão do hambúrguer até o fechamento da embalagem. Esses robôs gerenciam os aspectos da culinária com exatidão, como temperatura e tempo de fritura. Os robôs de wok “aprenderam” com chefs de renome mundial para executarem seus pratos.

Isso não é tudo! Os clientes podem ver um trilho de vidro ao olhar para cima, cheio de carrinhos de entrega de corrida. Depois de fazerem seus pedidos, os clientes só precisam encontrar o assento mostrado no recibo, e os pratos irão “cair do céu”, permitindo uma entrega inteligente sem contato.

Fonte: Xinhua; entrega inteligente sem contato

 

Fonte: Zaker