Cultura

Sabores Festivos: Uma jornada pelas delícias tradicionais do Ano Novo Chinês

Ano Novo

Larou, um tipo de carne curada, é um ingrediente essencial para o Ano Novo Chinês na província de Sichuan, representando não apenas uma tradição festiva, mas também o sabor do lar. Para aqueles que vivenciaram o encanto de um inverno em Sichuan, sabem que o local é perfumado de aromas defumados.

Em Pequim, a cadeia de restaurantes Meizhoudongpo, conhecida por sua culinária de Sichuan, está oferecendo aos clientes um sabor autêntico de larou. Neste ano, a cadeia aprimorou a produção de larou ao selecionar porcos pretos usados na fabricação da carne, de acordo com Zhou Miao, gerente geral do centro de marketing da marca.

“A cada ano, muitos clientes fiéis aguardam ansiosos o lançamento de nossos produtos de Ano Novo Chinês. Assim que os produtos de larou chegam ao mercado, recebemos inúmeras encomendas”, diz Zhou. À medida que o Ano do Dragão se aproxima, a venda de produtos do Ano Novo Lunar, especialmente alimentos, está repleta de espírito festivo em todo o país. Pacotes de presentes e caixas com características únicas estão sendo vendidos como pães quentes, com a geração pós-1995 liderando as compras para o Festival da Primavera em família, impulsionando um aumento nas vendas online.

Restaurantes e comerciantes de alimentos de diferentes regiões estão equilibrando tradição e inovação, proporcionando aos clientes uma mistura de produtos tradicionalmente saborosos para o Ano Novo e opções criativas únicas, atendendo aos gostos em evolução do mercado. De acordo com Zhou, o Meizhoudongpo produz produtos para o Ano Novo Chinês há mais de uma década, e a preparação das ofertas de larou deste ano começou já em setembro.

Além de linguiças curadas, incluem costelas curadas, barriga de porco e um tipo de frango que passa por um processo distintivo de secagem ao ar. Elaborando sobre o meticuloso processo de 28 dias que o larou passa, Zhou diz que a carne fresca recebe uma esfregação semelhante a um spa com pimenta de Sichuan e sal. Em seguida, ela seca ao ar por cinco dias, passa por defumação com lenha de frutas e continua a secar ao sol. Após essa jornada, o larou emerge com uma aparência brilhante, textura cristalina e a sutil fragrância da lenha de frutas. Pode ser apreciado cozido no vapor, refogado ou ensopado, tornando-se um sabor indispensável para o Ano Novo dos habitantes de Sichuan, explica Zhou.

“Diferentemente da produção tradicional ao ar livre, adotamos uma abordagem de fábrica centralizada. No entanto, replicamos meticulosamente a temperatura e umidade de Sichuan durante dezembro do calendário lunar para garantir a qualidade do nosso larou. Dessa forma, o clima não compromete o sabor final”, explica Zhou. Para o próximo Ano do Dragão, o restaurante Man Ho em Pequim lançou uma variedade de caixas de presente para o Ano Novo Chinês. Segundo Dong Yan, gerente do restaurante, as ofertas deste ano incluem uma variedade de produtos tradicionais de Ano Novo, como pastéis, bolos de arroz, bolinhos doces, itens cozidos e poon choi, além de cestas de presente elegantes.

Fonte: China Daily
Imagem principal: Chen Xi/Xinhua